Esportes

Análise: Corinthians mostra um caminho e precisa se agarrar a ele para construir sucesso em 2021

Garotos da base dão o tom de empate com o Palmeiras



Time posado do Corinthians contra o Palmeiras: Donelli é o penúltimo em pé, e Varanda o terceiro agachado, ao centro — Foto: Marcos Ribolli



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Os dois têm 18 anos, moram cara a cara com o Parque São Jorge, a sede social do Corinthians, e respiram o clube há muitos anos.

Na última quarta-feira, na Neo Química Arena, os garotos Matheus Donelli e Rodrigo Varanda deram o tom do empate suado do Timão por 2 a 2 com o Palmeiras. Uma pitada a mais de prova que a promessa de usar mais a base em 2021 vai precisar ser cumprida.

Com desfalques importantes por Covid-19, como Cássio e Fagner, outros por lesão, como Gustavo Mosquito, e alguns de última hora, como Camacho e Léo Natel, o Timão conquistou um resultado interessante dadas as circunstâncias.

O técnico Vagner Mancini chegou a dizer que o time titular foi montado na palestra antes do jogo. E justamente na semana em que negociou Walter, Marllon e Jonathan Cafú com o Cuiabá e Matheus Davó com o Guarani, o Corinthians precisou de seus garotos para encarar de frente o maior rival. Que, ressalte-se, entrou com time reserva porque pensa na final da Copa do Brasil.

Rival assusta

 Para suprir a ausência de Cássio e se tornar titular do Corinthians, Donelli precisou superar a concorrência de Caíque França, de 25 anos, que retornou recentemente de empréstimo. Mesmo ainda cru, sem ter estreado em jogos oficiais pelo Timão, o jovem de 18 anos foi bancado por Mancini.

Foram apenas cinco minutos de calmaria para o estreante até Cantillo sair jogando errado, abrir espaço na defesa, deixar Gil e Jemerson sozinhos atrás e ver Lucas Lima passar com facilidade a entrada da grande área, abrindo o placar logo no comecinho.

Atônito e com marcação frouxa no setor de meio-campo, o Corinthians permitiu nova chegada minutos mais tarde, em cenário parecido. Dando espaço ao Palmeiras, viu o rival dominar o jogo com transição veloz e precisa. O segundo gol saiu facilmente com troca de passes entre Gustavo Scarpa, Willian e Gabriel Silva.

O começo ruim do Timão no Dérbi custou caro. E só foi amenizado pela forte chuva que passou a cair em Itaquera. O Palmeiras não soube (ou não conseguiu) jogar com o temporal. O Corinthians, sim.

 

Virada de chave

 Com uma chegada mais perigosa pelo lado esquerdo, na dobradinha entre Lucas Piton e Mateus Vital, o Corinthians se encontrou no jogo quando as peças encaixaram melhor. As constantes chegadas duplas à área com Jô e Varanda levaram perigo.

O começo da redenção após o susto inicial de levar dois gols em 25 minutos com a defesa exposta começou justamente nos pés de um defensor: lançamento preciso de Jemerson da defesa direto para a área, casquinha de Jô, de costas, e tranquilidade de Mateus Vital para descontar.

O empate saiu dos pés de outra promessa da base: em jogada bonita, Roni tocou em velocidade para Mateus Vital no espaço vazio. O meia se aproximou da bola e cruzou para Rodrigo Varanda, em posicionamento perfeito na grande área, ganhar da marcação em condição legal e marcar.

 

A base salva

 

Sem perder a concentração mesmo com dois gols sofridos rapidamente, Donelli cresceu de rendimento ao longo da partida. Aos 37 do segundo tempo, evitou o gol de Victor Luis. Com a chance de ficar sem Cássio pelos menos por mais três jogos, o garoto deve ter sequência.

Assim como Varanda, assim como Roni, assim como Antony... Este último, estreante da noite.

O Corinthians, por sorte, necessidade ou acaso, tem um caminho a seguir. E precisa se agarrar a ele com força.

– Hoje temos possibilidade não só de ver o Varanda em campo, mas vimos o Roni, o Donelli, o Antony, daqui a pouco outros farão parte. Todos estão com gana muito grande. Vamos ver mais garotos. Fazer do Corinthians time intenso. Retrato hoje é do Varanda. Fez gol importante. Primeiro gol em Dérbi, jogo pesado, pressão de ambos os lados, passou no teste. Espero que outros sigam o mesmo caminho.

– Estou aqui para ajudar, estender a mão. Um dia eu fui jovem. Minha função como treinador é mostrar o caminho, ser agente facilitador. Aproveito para falar para o torcedor que ficamos chateados com o empate, mas estamos confiantes nos meninos, que possam dar vitalidade diferente na nossa equipe. Vamos ter o que comemorar porque há muita gente boa chegando – ponderou Mancini.

O Dérbi em números

Corinthians x Palmeiras

  • 46% Posse de bola 54%
  • Finalizações 9
  • Finalizações para fora 3
  • 227 Passes certos 218
  • 92 Passes incompletos 89
  • 10 Desarmes 12
  • Desarmes incompletos 4
  • Defesas difíceis 0
  • Impedimentos 7