Mundo

Japão pode prorrogar estado de emergência em Tóquio por 2 semanas; decisão sobre torcedores estrangeiros nas Olimpíadas fica para fim deste mês

Casos novos de coronavírus caíram em relação a um pico, no início de janeiro, mas o ritmo desse declínio diminuiu, e, agora, a tendência não é suficientemente forte para suspender as restrições.



Ciclista passa em frente ao estádio de Tóquio onde devem acontecer as Olimpíadas — Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, disse nesta quarta-feira (3) que o governo está cogitando prorrogar o estado de emergência na região de Tóquio por duas semanas devido à pressão dos casos de Covid-19 no sistema médico.

"Cerca de duas semanas serão necessárias, então gostaria de tomar uma decisão final depois de ouvir as opiniões de especialistas e pessoas envolvidas", disse Suga aos repórteres.

Embora os casos novos de coronavírus tenham caído consideravelmente em relação a um pico do início de janeiro, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse na terça-feira que o ritmo do declínio diminuiu, expressando o receio de que possa não bastar suspender as restrições.

 Ainda em janeiro, o governo impôs restrições de emergência a 11 de suas 47 regiões, com a previsão de mantê-las até 7 de março, mas suspendeu-as antecipadamente em todos os casos, menos na área metropolitana da Grande Tóquio, que inclui os municípios de Kanagawa, Saitama e Chiba.

 

Torcedores estrangeiros

O governo do Japão decidirá se permite que torcedores estrangeiros participem dos Jogos Olímpicos de Tóquio no fim de março, disse o ministro dos Jogos Olímpicos, Tamayo Marukawa, nesta quarta-feira (3).

A chefe do comitê organizador dos Jogos, Seiko Hashimoto, afirmou que gostaria de chegar a uma decisão até 25 de março.

As pesquisas mostram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos durante a pandemia de Covid-19.

O governo estava planejando proibir torcedores do exterior devido a temores de que eles espalhem o coronavírus, de acordo com uma reportagem do jornal "Mainichi", que usou fontes que não quiseram se identificar.

Uma pesquisa do jornal "Yomiuri" mostrou na quarta-feira que, se os Jogos acontecerem conforme o programado, 91% das pessoas no Japão querem que os espectadores sejam reduzidos ao mínimo ou não sejam permitidos.

A pesquisa, realizada entre 18 de janeiro e 25 de fevereiro, mostrou que 70% dos entrevistados disseram estar "interessados ​​nas Olimpíadas", mas 58% afirmaram que não queriam que elas fossem realizadas este ano por causa de temores em relação à Covid-19.