Esportes

Simbolo da melhor campanha da história da Portuguesa Santista na elite paulista, atacante Rico guarda com carinho passagem pela Briosa

Atacante foi o vice-artilheiro do Paulistão de 2003 pela equipe santista e teve passagem frustrante pela Lusa, adversária da Briosa na estreia da A2



Rico continua na ativa aos 39 anos de idade — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O torcedor da Portuguesa Santista que vivenciou a campanha do time no Campeonato Paulista de 2003, certamente nunca irá esquecer. A Briosa chegou até as semifinais da competição, a melhor campanha que o time de Santos já conseguiu em toda a sua história.

A Briosa contava com jogadores conhecidos como o meia Souza e o atacante Dinei, além de ser comandado à beira do campo pelo técnico Pepe, o ‘Canhão da Vila’. Mas um outro nome ficou marcado na memória do torcedor da equipe santista. Leandson Dias da Silva, o Rico, ajudou a mudar o status de um time que era considerado candidato ao rebaixamento a um postulante ao título. O atacante da Briosa marcou 7 gols na competição, só ficando atrás de Luís Fabiano, que marcou 8.

- Foi uma passagem marcante na minha vida, onde eu pude chegar em terceiro lugar com a Portuguesa Santista. O campeonato paulista é um campeonato muito duro, muito difícil, e a Portuguesa conseguiu chegar neste patamar. Sou muito feliz pela família que fizemos na Briosa, com apoio do torcedor, da diretoria e principalmente do treinador Pepe. Sou muito grato por ter feito história lá - - disse o jogador, que aos 39 anos ainda se mantém em atividade, atuando pelo São José de São Luís do Maranhão.

O jogo que marcou aquela campanha e provoca suspiros aos torcedores que vivenciaram o momento foi a vitória sobre o Santos, por 2 a 0, em um Ulrico Mursa lotado. O time da Vila Belmiro era o atual campeão brasileiro e tinha um elenco recheado de estrelas com Robinho, Diego, Elano e companhia. Mas a Briosa não tomou conhecimento. Rico deitou e rolou, fez os dois gols da partida e ainda provocou a expulsão do goleiro do Santos, Fábio Costa.

- Foi um jogo muito importante. O time do Santos tinha muitas estrelas, mas nosso time da Portuguesa criou um vínculo de família. Esse jogo ficou marcado na vida de cada um de nós. Fazia 33 anos que a Briosa não ganhava do Santos e a gente quebrou esse tabu – comentou o camisa 9, que sentiu que a Briosa já tinha vencido o jogo pouco antes de entrar em campo. – Me lembro no vestiário, o Sr. Pepe falando para nós jogadores que aquele jogo era o jogo da vida dele, que com o todo o respeito que ele tinha pela história dele com o Santos, mas ele não aceitava perder. Isso nos deixou muito motivados, principalmente eu, que fui o protagonista por fazer os dois gols nesse jogo marcante – complementou.

Rico em ação pela Portuguesa Santista no Paulistão de 2003 — Foto: Reprodução

Rico em ação pela Portuguesa Santista no Paulistão de 2003 — Foto: Reprodução

 

Rico estava na Portuguesa Santista emprestado pelo São Paulo, onde não tinha conseguido espaço pelo fato de a equipe da capital contar com nomes como Luís Fabiano, Reinaldo, Kaká e Ricardinho. Assim como Rico, Souza também era jogador do São Paulo e foi emprestado para a Briosa. Os dois jogadores tiraram onda com a equipe do Santos depois da vitória emblemática, mas Rico frisa que foi uma brincadeira sadia.

- Tem torcedores do Santos que não gostam da Portuguesa Santista por causa desse jogo e eu não concordo. O Santos é um time que eu respeito muito, sempre respeitei. Quando faz uma rivalidade, um sempre zomba do outro quando ganha. Isso é uma forma de brincadeira. Não é uma coisa para querer desprezar ninguém, até porque respeito muito o time do Santos. Foi uma comemoração sadia, sem desrespeitar ninguém – afirmou o jogador.

O atacante chegou a atuar pela coirmã Portuguesa de Desportos em 2017, mas não conseguiu se firmar no time do Canindé. O jogador não entende por que não foi aproveitado no clube.

- Tive uma passagem muito rápida. Não fui muito aproveitado, não sei o motivo até hoje. Se eu tivesse a oportunidade de jogar mesmo pela Portuguesa de Desportos, eu faria o meu melhor, até porque respeito muito a tradição da Portuguesa, mas infelizmente não me deram oportunidade, então saí de lá e fui procurar outro clube – contou Rico.

A Portuguesa Santista estreia no Campeonato Paulista da série A2 justamente contra a Portuguesa de Desportos, no dia 1° de março, às 15h30, no estádio Ulrico Mursa e com transmissão do SporTV. Rico nem pensou quando o assunto foi para qual time torcer.

- Tem nem dúvidas, né? Vou continuar torcendo para a minha Briosa, que foi aonde eu atraí um carinho muito grande pelo torcedor. Claro, com todo o respeito pela Portuguesa de Desportos, por onde passei muito rápido. Mas a Portuguesa Santista está no meu coração, no meu sangue e vou torcer por ela – finalizou.