Esportes

Vendedor de balas de Santos realiza sonho de nadar com seu ídolo na modalidade

Lucas Barbosa, de 24 anos, viralizou nas redes sociais nos últimos meses em uma imagem em que vendia balas na chuva em um semáforo da cidade



Lucas Barbosa e Cláudio Muller, respectivamente, em mais um dia de treinos — Foto: Cláudio Muller



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em meio mais um dia de trabalho para garantir seu sustento, um jovem de 24 anos não imaginaria que ali poderia ser um momento de reviravolta em sua vida. Lucas Barbosa, sonha em ser médico e se formou em um curso de auxiliar de enfermagem com muito esforço, viralizou em uma página regional através de uma foto que um de seus clientes publicou.

Lucas precisou vencer muitas barreiras desde cedo. Aos 12 anos, perdeu a mãe. Aos 14, teve derrame pleural. Mas nada disso o abalou. Esportista desde cedo, Lucas sempre se interessou pelas águas. Natação é uma paixão que vem de infância.

- Sempre admirei bastante o mar. Tudo que eu queria fazer era praia. Minha mãe perguntava para onde eu queria ir e eu respondia que queria ir para o mar, para a praia, água, piscina. Então desde cedo tive o prazer de ter contato com o mar e piscina – contou Lucas.

Além da natação, Lucas praticou futebol, tênis de mesa e basquete em sua infância, mas com a morte da mãe, Lucas ficou sem sua base e precisou deixar o esporte de lado para investir em seu sustento diário. Assim, começou a vender balas em semáforos.

 - Conheci minha namorada Daniele e a vida começou a me cobrar outras coisas. Sempre vendi balas e doces. Vendia no pedágio do Humaitá, em São Vicente. Quando minha mãe morreu muito cedo e eu perdi o solo, comecei a trabalhar bem cedo também, então eu entregava panfleto e tinha esse trabalho que era quase um ritual dos meninos do Humaitá, que era vender balas, biscoitos, pipoca e água no pedágio da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, ali na subida da serra – disse o vendedor, que passaria a se tornar também um nadador.

Após sua foto vendendo balas em um dia chuvoso viralizar nas redes sociais, a imagem chegou até Cláudio Muller, um famoso nadador da região e, para uma daquelas coincidências da vida, Cláudio soube que sua esposa é prima da namorada de Lucas. Além de tudo isso, Lucas sempre conheceu o trabalho de Cláudio e era um admirador no nadador. O vendedor sempre o acompanhou nas redes sociais e curtia todas as suas publicações. Sabendo da dificuldade financeira de Lucas, Cláudio decidiu ajudar.

- O convidei para nadar. E todos os amigos que nadavam comigo se envolveram. Todos os atletas que treinam comigo ajudam o Lucas de uma forma ou de outra. Um ajuda a pagar uma inscrição de campeonato, outro paga uma academia, outro paga um equipamento, então formou uma família fora de série que o esporte criou dentro de uma ação que eu tive com um garoto de rua que todos abraçaram a ideia – comentou Muller.

Apesar de tantas dificuldades, Lucas tem se tornado uma referência nas águas abertas da região. Hoje, o nadador busca um emprego fixo ou patrocínio para pagar suas despesas nas competições, como suplementos, academia e equipamentos.

- Porque todo mundo merece uma qualidade de vida, aquele que corre atrás dos seus objetivos faz as coisas por amor, sem querer nada em troca – finalizou Lucas.