Policial

Dispositivo sonoro de semáforo inteligente auxilia pedestres em Dourados

Equipamento está instalado na Avenida Marcelino Pires com a Rua Hayel Bon Faker, na região central da cidade



Equipamento foi instado pela Agetran de Dourados. (Foto: Leandro Silva)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Atravessar um dos cruzamentos mais movimentados da região central de Dourados, na Avenida Marcelino Pires com a Rua Hayel Bon Faker, a partir desta segunda-feira (22) ficou mais fácil para os pedestres.  O local agora conta com um botom sonoro que ajuda principalmente os deficientes visuais.

O dispositivo foi instalado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em atendimento à resolução do Contran (Conselho Nacional do Transito) e ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduto) com o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).

Segundo a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto, apertando o botão por três segundos, o sistema entende que um pedestre está aguardando para atravessar a via. Em alguns segundos ele fecha todos os sinais e com um sinal sonoro, além do sinal verde, a passagem é liberada.

“São dois pontos, um deles é que a pessoa com deficiência visual consegue, através do som que é constantemente emitido, chegar até o semáforo, acima do botão há as instruções em braile, ele aperta e um novo som indica a abertura. O outro ponto é que qualquer pessoa consegue fazer a travessia com muito mais segurança”, explica a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto.

Para a presidente do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Gislaine Cristina Pinheiro de Lima, a ação é um avanço para acessibilidade e inclusão da população PDC de Dourados. “Essas tecnologias são fundamentais para garantir a segurança, boas condições de mobilidade urbana, e sobretudo o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência”, ressaltou.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O CMDPD continuará exercendo sua função no acompanhamento, monitoramento e fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência no município de Dourados”, comenta a presidente.

A Agetran realiza um estudo de fluxo para identificar outros pontos para instalação de mais botoeiras sonoras. “Fizemos um estudo no ano passado, mas com a pandemia o fluxo também mudou, por isso vamos reavaliar os levantamentos, para que os locais com maior número de pedestres sejam beneficiados com o dispositivo”, detalhou Mariana.

O equipamento emite um som superior aos ruídos do ambiente para que a pessoa com deficiência visual, por exemplo, consiga entender que próximo dali existe uma faixa de pedestre.  A resolução nº 704 de 10/10/2017 do Conselho Nacional de  determina que o sinal sonoro deve ter intensidade de 10 dBA acima do ruído momentâneo mensurado no