Legislativo

Riedel assume pasta das obras e Sergio Murilo é novo secretário de Governo de Reinaldo

Mudanças foram anunciadas nesta segunda-feira (22)

O governador Reinaldo Azambuja anunciou, em transmissão nas redes sociais nesta segunda-feira (22), mudanças no comando de diversos órgãos da administração estadual. No primeiro escalão, o engenheiro Sérgio Murilo foi indicado para o comando da Segov (Secretaria de Estado de Governo). Após seis anos, Eduardo Riedel deixa o comando da pasta – que aglutinou diversas subsecretarias e foi acumulando funções antes atribuídas somente ao governador.

Riedel, por sua vez, assumirá a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), tendo por adjunto o ex-presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de MS) e ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina. Na pasta, a perspectiva é para lançamento de um pacote de obras. Apesar das negativas de que a mudança tenha a ver com os planos para a sucessão estadual, o secretário adianta que “sempre esteve à disposição do PSDB e continua estando disponível para conversar em 2022”. Mas, insiste que as alterações são planejamentos de governo e não políticos.

Com a saída de Riedel da Segov, o engenheiro Sérgio Murilo, presidente regional do Podemos, disse que irá primeiro se inteirar da situação e que não pretende mudar a equipe. Apesar de rumores sobre a nomeação existirem há semanas, ele classificou a decisão como ‘repentina’ e disse que a confirmação veio apenas no domingo (21) em reunião na casa do governador. Também lembrou que conhece Reinaldo desde os tempos da adolescência, no Dom Bosco. E admitiu esperar que a Segov continue com as mesmas atribuições e autonomia atuais, o que já teria sido assegurado pelo governador.

“Ele vem para dar continuidade e inovar naquilo que tem que inovar”, disse Reinaldo sobre Sérgio Murilo. “O eixo não muda. Não é porque mudou o secretario que muda o eixo do governo”, ressaltou ele, indicando que a prioridade agora serão programas sociais. Com a pandemia deixando cerca de 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade, o governo estuda a instituição de um programa de segurança alimentar que deverá ser conduzido pela Segov em conjunto com a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) “Como a secretaria fala Governo fala com todos os setores, vou pedir apoio para vocês sentarem e discutirem”, adiantou o governador, sobre o tema apontado como prioridade para esse mês.

Sucessão

No anúncio de troca do secretariado – que envolveu também os comandos da Polícia Civil e Bombeiros Militares de MS – Reinaldo disse que o grupo tem uma pretensão ‘que não é segredo pra ninguém’ em relação ao nome de Eduardo Riedel como seu sucessor. Mas, admitiu que há mais interessados no ninho tucano. Sobre sua participação nas próximas eleições, disse que a decisão virá somente no próximo ano.

“O Geraldo [Resende, secretário estadual de Saúde] pensa em disputar, o Jaime [Verruck, titular da Semagro] também, o Caravina [novo adjunto da Seinfra] também pensa talvez em disputar. O Beto Pereira [deputado federal]. Me falaram da Cecília [secretária estadual de Educação] também. Isso é normal, faz parte da dinâmica. Eu Reinaldo ainda não sei, até abril do ano que vem vou me manifestar sobre essa questão. Dr Pedro Chavez [também pensa em disputar]. São vários aqui na mesa. E outros que estão na moita querendo se manifestar”, afirmou o governador.