Geral

Nova remessa de vacina contra Covid-19 deve chegar na próxima semana em MS

Com novas doses, SES acredita que será possível concluir imunização de profissionais da saúde, indígenas e idosos acima de 80 anos



Chegada da remessa de vacina no dia 7 de fevereiro a MS. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, afirma que o Ministério da Saúde comunicou o envio de 4,8 milhões de doses da vacina contra Covid-19 até a próxima terça-feira (23). A informação foi repassada ao Fórum Nacional de Governadores.

Ainda não se sabe o quantitativo de doses a ser encaminhado pelo Ministério da Saúde ao Estado, mas a SES (Secretaria de Estado de Saúde) espera que sejam suficientes para finalizar a imunização do grupo prioritário e dos idosos acima de 80 anos. “Sabemos da dramaticidade do Estado do Amazonas que deverá receber 5% deste quantitativo anunciado, mas não sabemos o quanto será enviado para os demais estados”, pontua o secretário.

“Hoje haverá uma reunião por videoconferência entre o Ministério da Saúde e o Fórum de Governadores para tratar sobre esse assunto. O Governador do Piauí, Wellington Dias, representante do Fórum Nacional dos Governadores, recebeu um indicativo de nova remessa para segunda ou terça-feira da próxima semana”, explica o secretário.

 

Doses recebidas

Mato Grosso do Sul já recebeu 222.746 (vacinas), em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira (remessa) chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote desembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 foi entregue ao Governo do Estado no dia 7 de fevereiro.

Ritmo de vacinação em MS

Até a manhã desta quarta-feira (17), o Estado já havia aplicado 125.115 doses. Como já começou a aplicação da 2ª dose, no total, foram 97.955 pessoas imunizadas em MS.

 

Desses, 43.902 são profissionais da saúde, 27.708 são indígenas que vivem em aldeias, outros 24.234 são idosos a partir de 80 anos, tem 1.921 pessoas acima de 60 anos e trabalhadores em asilos e 190 deficientes que vivem em instituições.