Geral

China nega acesso de dados de casos iniciais de covid-19 para OMS

A China não respondeu à acusação, mas o governo do país tem dito que tem sido transparente com a OMS



Wuhan é o primeiro lugar do mundo onde o novo coronavírus foi detectado - Crédito: Reuters / BBC News Brasil



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A China se recusou a fornecer dados completos para a equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS), que foi ao país investigar as origens da pandemia.

Conforme entrevista concedida por um dos integrantes da missão, o microbiologista Dominic Dwyer disse à Reuters, ao Wall Street Journal e ao The New York Times que a equipe da OMS pediu dados brutos sobre os primeiros casos de covid-19 reportados no país, o que ele chamou de 'uma prática padrão'.

Conforme o site Terra, a China não respondeu à acusação, mas o governo do país tem dito que tem sido transparente com a OMS.

Na semana passada, a equipe da OMS apresentou os resultados de sua missão investigativa na China. Mesmo que a equipe não tenha conseguido precisar a origem exata do novo coronavírus (e não descartou que essa origem possa ser fora da China), ela afirmou ser extremamente improvável que o vírus tenha saído de um laboratório de Wuhan - rejeitando, assim, uma polêmica teoria da conspiração que emergiu no ano passado.

Wuhan é o primeiro lugar do mundo onde o novo coronavírus foi detectado, no final de 2019. Desde então, o mundo acumula mais de 106 milhões de casos e 2,3 milhões de mortes por covid-19.