Política e Transparência

Prefeitura revogou licitação de obra estrutural por alta de preços em função da pandemia

Oprocedimento licitatório foi revogado em 25 de janeiro por determinação do prefeito Alan Guedes





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Licitação aberta pela Prefeitura de Dourados para executar obras de infraestrutura urbana em trecho da Rua Balbina de Mattos foi revogada sob a justificativa de alta significativa dos preços de materiais da construção civil em meio à pandemia do novo coronavírus. 

A sessão pública da Tomada de Preços edital número 37/2020 estava agendada para o dia 26 de janeiro e previa R$ 105.750,26 na contratação de empresa especializada na prestação de serviços de engenharia para execução de obras/serviços de calçamento e acessibilidade em conclusão das obras de recuperação da pavimentação asfáltica na Rua Balbina de Mattos – Setor 13 - Lote 01 - Etapa 02. 

Os recursos utilizados seriam provenientes do Contrato de Financiamento e Repasse nº 399.927-25/2014/Caixa/Programa Pró-Transporte com a devida contrapartida do Município de Dourados. 

No entanto, o procedimento licitatório foi revogado em 25 de janeiro por determinação do prefeito Alan Guedes (PP), que no dia 22 daquele mesmo mês oficiou o departamento de licitações sobre a necessidade de revogar. 

“O ato se dá considerando as significativas altas nos preços dos materiais/insumos da construção civil devido a situação de pandemia do Covid-19 (novo coronavírus), e em atendimento ao órgão requisitante, que, após análise da planilha orçamentária, constatou a inexequibilidade dos valores orçados para a execução dos serviços, ponderações estas que tendem à revogação do certame em todos os seus atos até aqui praticados”, pontuou o mandatário. 

Segundo ele, prosseguir com a licitação “resultaria no não atendimento da real necessidade do objeto licitado”, razão pela qual revogar o procedimento foi necessário “a fim de se evitar futuros transtornos decorrentes de uma contratação frustrada”.