Saúde

Bebida quente aumenta risco de câncer de esôfago

Apesar de o estudo ter sido feito com chá verde e preto, o café também pode provocar lesões no esôfago que aumentam risco de câncer.



Bebida quente aumenta risco de câncer de esôfago



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Oncologia Digestiva da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, no Irã, apontou que beber três xícaras de chá verde ou preto (equivalente a 700ml), em temperatura acima de 60°C, aumentaria a probabilidade de câncer de esôfago em 90% comparado a pessoas que esperam o chá esfriar. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 10.790 novos casos para este ano. O tumor no esôfago é o sexto mais comum entre os brasileiros.

 

— Muitas pessoas gostam de bebidas quentes. No entanto, de acordo com o nosso relatório, beber chá muito quente pode aumentar o risco de câncer de esôfago e, portanto, é aconselhável esperar até que as bebidas esfriarem — disse o principal autor do estudo Farhad Islami, da Associação Americana do Câncer e da Universidade de Ciências Médicas de Teerã, à rede CNN.

 

O estudo acompanhou 50.045 pessoas, com idades entre 40 e 75 anos, por dez anos. A relação entre bebidas quentes e o aumento de chance de tumor no esôfago já era conhecida. Mas essa é a primeira vez que pesquisadores apontam a partir de qual temperatura o líquido passa a oferecer risco para a saúde.

 

— Essa ingesta pode causar pequenas áreas de queimadura na superfície interna que reveste o esôfago. Elas podem gerar uma lesão crônica naquela região, que favorece o contato de agentes carcinogênicos diretamente com o tecido do esôfago, agora sem tanta proteção por estar queimado — explica Raphael Araujo, cirurgião oncológico do aparelho digestivo e coordenador da equipe de cirurgia oncológica do Hospital Paulistano.

 

Apesar de o estudo ter sido feito com chá verde e preto, o café também pode provocar lesões no esôfago que aumentam risco de câncer.

 

— Ninguém precisa parar de tomar café, só não deve tomá-lo tão quente — recomenda Raphael Araujo.

 

Outra maneira de prevenir o câncer de esôfago é evitar o consumo de cigarro e álcool.

 

— Eles aumentam a lesão crônica nesse órgão, tanto pela fumaça do cigarro como pelo álcool, principalmente o destilado — diz o cirurgião.