Política e Transparência

Secretaria estuda reativação da escola agrícola em assentamento de Rio Brilhante

O prefeito Lucas Foroni pediu que fosse revisto e reavaliado o termo de cooperação que existe entre o município e a associaçã





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O prefeito Lucas Foroni e os Secretários de Educação e Desenvolvimento Miqueias Nantes e Hugo Koji, estiveram conversando com representantes da Associação EFAR (Escola Família Agrícola Rosalvo Da Rocha Rodrigues), situada atualmente no Assentamento São Judas, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Judas, Zona Rural Rio Brilhante.

A EFAR é uma Escola comunitária de Ensino Médio Integrado ao Técnico em agropecuária. Sem fins lucrativos e itinerante, já passou por vários municípios do MS. Funciona desde 1996, formando jovens assentados da reforma agrária e da agricultura familiar. Em 2020 formou 23 alunos em Rio Brilhante.  

A reunião com o presidente José Marques de Brito tratou do apoio da prefeitura nas atividades da Escola Agrícola no ano letivo 2021. O prefeito Lucas Foroni pediu que fosse revisto e reavaliado o termo de cooperação que existe entre o município e a associação.

Sendo assim, o Secretário de Educação solicitou à direção o Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico, Calendário e Grade Curricular. “Está sendo estudado uma possível transferência de localidade da EFAR, da EMEIEF São Judas para a Fundação Oacir Vidal.”, informou Miquéias Nantes.

O objetivo é proporcionar um local mais apropriado, já que a Fundação Oacir Vidal disponibiliza de alojamentos, refeitório, sala de tecnologia e amplas salas de aula para o aprendizado dos estudantes.