Saúde

Com dengue hemorrágica, agente penitenciário precisa de doação de plaquetas

Quadro apresenta piora todo dia, segundo a família



Foto: Reprodução Facebook



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O agente penitenciário Francisco Solano Larréa Calves está internado no Hospital da Cassems, em Campo Grande desde a quarta-feira (17) com dengue hemorrágica e precisa de doação urgente de plaquetas.

De acordo com informações da família de Francisco, ele tem apresentado piora no quadro todos os dias e por se tratar de doação de plaquetas todos os tipos sanguíneos são aceitos.

Em uma postagem no Facebook, a filha de Franscico, Bianca Larreá ressalta a urgência para as doações que devem ser feitas direto no Hemosul

As doações devem ser feitas em nome de Francisco Solano Larréa Calves, e podem ser de qualquer tipo sanguíneo. O Hemosul fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro.  O telefone para informações é 3312-1500 ou 3312-1517. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.