Política e Transparência

Contorno rodoviário começa a ser construído em 30 dias em Três Lagoas

Contorno rodoviário visa desviar o fluxo de veículos pesados da avenida Ranulplho Marques Leal no perímetro urbano da BR-262





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O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e o consórcio formado pelas empresas S.A Paulista e Astec Engenharia, assinaram nesta semana o contrato para o início das obras do tão esperado contorno rodoviário de Três Lagoas. Segundo o engenheiro do Dnit de Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, dentro de 30 dias as obras serão iniciadas.Marinho explicou que os serviços começam com a apresentação do plano de trabalho por parte do consórcio, instalação do canteiro de obras e demais levantamentos necessários para posterior abertura e pavimentação do novo traçado rodoviário.

O projeto do contorno rodoviário começou a ser discutido em 2009. Doze anos depois, sairá do papel. A obra, orçada em R$ 148 milhões, está incluída no orçamento da União deste ano. Inicialmente, o Dnit vai destinar mais de R$ 8,8 milhões, provenientes de emenda ao orçamento apresentada pela bancada federal, a pedido da senadora Simone Tebet (MDB-MS).Marinho destacou o empenho da senadora Simone e do novo superintendente do Dnit em Mato Grosso do Sul, Euro Nunes Varanis Júnior, para garantir a concretização desse projeto tão aguardado pelos moradores de Três Lagoas. Outro ponto positivo que facilitou no processo licitatório e na assinatura da ordem de serviço foi o levantamento inicial feito pelo Dnit de Três Lagoas, bem como o projeto executivo financiado pelas empresas de celulose.

O anel rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário. Os primeiros estudos da obra começaram em 2009, com o levantamento estatístico de incidência de acidentes no trecho e cálculo da projeção de acréscimo do tráfego de veículos nas rodovias BR-262 e BR-158 - principalmente de carretas - em razão da construção e duplicação das fábricas de celulose de Três Lagoas.O contorno terá início da cabeceira da ponte sobre o rio Paraná, em Jupiá, passará pela área onde está a empresa Cargill, depois pela Fazenda São João, até a BR-158, nas proximidades do presídio masculino. Depois seguirá para a BR-262 até a Fazenda Rodeio, onde será construído um viaduto, e prosseguirá sentido Selvíria, até o quilômetro 254 da MS- 320.

“O contorno vai melhorar o fluxo do trânsito para o transporte de cargas e de passageiros, consequentemente garantindo mais segurança na estrada e mais competitividade para os produtores da região. Estamos vendo a concretização de uma importante demanda da população”, destacou a senadora Simone Tebet.