Cotidiano

Agora é on-line: Jovens de MS que fazem 18 em 2021 devem se alistar no exército

Se você já tem 18 anos, saiba como procurar a Junta Militar





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Fazendo parte das mudanças na forma de oferta dos serviços durante a pandemia do coronavírus, o alistamento militar em 2021 segue sendo realizado exclusivamente pela internet. Os jovens que completam 18 anos neste ano têm até o dia 30 de junho para se candidatar a uma vaga na Marinha, Exército ou Aeronáutica no site da junta militar ou através do aplicativo do Exército.

A mudança visa justamente evitar as aglomerações nas juntas militares, mas não tira a obrigatoriedade e quem não se alistar no prazo fica em débito com o Serviço Militar e pode enfrentar dificuldades em diversos serviços. Para ajudar nessa nova situação, saiba como realizar o alistamento online:

Ao acessar o site, o jovem deve clicar na seção “Quero me alistar”, em seguida indicar em qual das situações se encontra:

 
  • Arrimo (é o único responsável pelo sustento da família);
  • Exterior (mora no exterior e não possui CPF);
  • Nome social (quer se alistar usando nome social);
  • Problema de saúde (é portador de necessidade especial física e aparente);
  • Alistamento militar (não se enquadra em nenhum dos itens anteriores).

Em seguida, deve informar o número do CPF e preencher um formulário com dados pessoais como data de nascimento e nome completo da mãe. Após isso preencher o formulário de alistamento.

Ao termina o preenchimento dos dados, o sistema gerará o RA (Registro de Alistamento) que deve ser usado para acompanhar o status do processo que deve ser feito na opção “Já me alistei” no site, junto com o número do CPF.

O candidato pode também fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para celulares Android (aqui) e iOS (aqui).

Alistamento presencial

 

Para os jovens que já completaram 18 anos, é necessário procurar a Junta Militar mais próxima da sua cidade. Em Campo Grande, a Junta Militar fica localizada na Rua Antônio Maria Coelho,  300, Vila Planalto, e funciona das das 7h30 às 13h30. Conforme informou a Prefeitura Municipal, o atendimento segue normalmente.

O que acontece se não fizer o alistamento?

Quem não se alista dentro do prazo tem que pagar uma multa de R$ 4,50 que é reajustada de três em três meses pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial). Além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Fazer passaporte ou prorrogar sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em  instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios. Ou seja, se ganhar na loteria, o jovem que não se alistou não consegue retirar o prêmio.