Mundo

Sendo mais contagiosa, mutação da Covid-19 não mostra maior gravidade

Segundo OMS, ainda não é constatado severidade da doença



Em meados de setembro, variante pode ter surgido no sudoeste do Reino Unido - Foto: Reprodução/CNN



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Uma nova mutação da Covid-19 observada no Reino Unido acendeu outra preocupação para com a doença no mundo: ao menos, 27 países proibiram voos originados do epicentro na região da Europa.

Um dos pontos principais, segundo a epidemiologista da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, é que ainda não é possível prever nenhum impacto nas vacinas desenvolvidas contra a doença.

Apesar da variante ser 70% mais contagiosa do que a cepa original, não foi constatado se a cepa apresenta aumento na severidade da doença, informou Kerkhove.

No Reino Unido, a variante pode ter surgido em meados de setembro no sudoeste do país. Desde esse período, foi observado um aumento de 1.1 para 1.5 na taxa de transmissibilidade.

“O vírus apresenta mutações o tempo inteiro. Mas o que é interessante desta cepa específica é que é uma combinação de mutações: é mais de uma”, disse a epidemiologista.

Apesar da nova variante ainda estar sob estudo e análises, Van Kerkhove alegou que os cuidados para qualquer cepa da Covid-19 permanecem os mesmos: uso de máscara, distanciamento social e a prevenção contra aglomerações.

Até o momento, ao menos outros quatro países identificaram casos ligados à nova variante: Austrália, Dinamarca, Holanda e Bélgica.

*Informações da CNN Brasil