Policial

Quadrilha desmantelada no Paraguai usava base próxima às forças de segurança

Movimentações de criminosos poderiam ser vistas em sobrevoos aéreos



Quadrilha é presa durante a Operação Sapucái. (ABC Color, Arquivo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


As ações da quadrilha liderada pelos irmãos Ozuna, que foi desestruturada na semana passada  no Departamento de Amambay, nas proximidades de Bela Vista, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, poderiam ser vistas durante sobrevoos aéreos. Entretanto, até a última quinta-feira (17) nenhuma providência tinha sido tomada.

O comissário paraguaio Nimio Cardozo, chefe do departamento de Antissequestro da Polícia, destacou que este grupo de criminosos operava a 50 quilômetros da base das Forças Armadas. A organização criminosa foi desmantelada durante “Operação Sapucái”, que prendeu Éver Alejandro Ozuna López, vulgo “Tanchi”, ligado ao clã  do narcotraficante Jarvis Chimenes Pavão.

Cardozo revelou que o grupo de extorsionários, com a extradição do traficante Jarvis Chimenes Pavão, permaneceu como administrador da jurisdição penal, segundo infoformações publicadas pelo ABC Color. Na área havia hectares de plantações de maconha que, depois de vendidas, seriam o sustento econômico desses criminosos.

 

O território em que esses criminosos operaram e mantiveram sua maconha está localizado a cerca de 50 quilômetros da base do Comando de Defesa Interna (Codi), no departamento de Concepción. Cardozo destacou que a área era “topograficamente muito acidentada”.

O agente indicou que com sobrevoos daria para ver as plantações. Da mesma forma, assinalou que, embora as forças militares não tenham intervindo previamente, foram realizadas apreensões que contribuíram para a posterior desestruturação da quadrilha.

“Com todas as possibilidades e capacidades que temos, precisamos de um ano para poder capturá-los. Conseguimos apreender mais de 2.000 quilos de maconha ”, disse ele.

Da mesma forma, afirmou que após os golpes das forças de segurança na logística do crime, ao tentarem movimentar seus carregamentos dessa droga, a quadrilha cometeu erros que deram à Polícia a possibilidade de capturar seus integrantes.

“Às vezes que essas pessoas queriam tirar suas mercadorias eram espancadas, era isso que os levava ao erro. É verdade, com os sobrevoos você vê plantações. Nesse segundo semestre, importantes erradicações foram feitas ”, disse.

 

Agentes da Polícia Nacional e das Forças-Tarefa Conjuntas mataram três criminosos na área de Amambay, além de prender outros cinco. É uma quadrilha que possui inúmeros antecedentes, entre eles pistoleiros, extorsão, roubo qualificado, sequestro e tráfico de drogas.

De acordo com as investigações policiais, Éver e seus irmãos eram originalmente ligados ao clã do traficante Jarvis Chimenes Pavão. Eles também haviam fundado um grupo criminoso chamado “La firma” dentro da Penitenciária de Tacumbú.

Cardozo explicou que, após a extradição para o Brasil e a consequente morte do administrador do clã Pavão, Eduardo Montiel Cavalheiro, vulgo “Dudu”, a quadrilha Ozuna decidiu continuar operando sob o comando de Éver Alejandro.

No marco da “Operação Sapucái” foram presos os irmãos Ozuna, que sequestraram a família Perotti e assassinaram o Crio. Rufino Acosta durante um confronto. Aparentemente residiam na estância do capo Pavão.

Três incursões simultâneas foram realizadas em diferentes locais onde o grupo criminoso operava. O chefe antissequestro explicou que, que durante uma das intervenções, os agentes paraguaios foram recebidos pela quadrilha de Éver Ozuna, que deu origem ao confronto.

Ele explicou que a gangue de Ozuna operava de forma independente na área. No entanto, devido à sua proximidade territorial com o EPP (Exército do Povo Paraguaio), não excluem que o grupo tenha prestado apoio logístico ao mesmo.