Mundo

Nova variante do coronavírus é detectada na Austrália, Dinamarca e Países Baixos

Especialista da OMS disse que variante não causa forma mais grave da Covid-19



Maria van Kerkhove, líder técnica do programa de emergências da OMS. (Foto: Christopher Black/OMS)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, detectado no Reino Unido, também está presente na Dinamarca, Países Baixos e Austrália. A informação foi confirmada neste domingo (20) pela OMS (Organização Mundial do Saúde).

A líder técnica da entidade, Maria Van Kerkhove, confirmou que a nova variante é a mesma do sudeste da Inglaterra. “Sim. Com base nas informações que [o Reino Unido] compartilhou conosco, [surgiu] no sudeste da Inglaterra ou em Londres, sim”, declarou.

Ela acrescentou que “o Reino Unido detectou [a existência da nova variante] em setembro e percebeu que ela circulava no sudeste da Inglaterra desde setembro”.

 

Maria destacou que a variante do vírus que causa a Covid-19 não agrava a doença. “Compreendemos que o vírus não causa infecções mais graves com base nas informações preliminares que o Reino Unido compartilhou conosco, embora esses estudos estejam em andamento para examinar pacientes hospitalizados com esta variante”, explicou.

A especialista disse que fazer mais sequenciamento genético será útil para determinar se essa variante está circulando em outro lugar. “Quanto mais tempo esse vírus se espalhar, mais oportunidades ele tem de mudar. Portanto, realmente precisamos fazer tudo o que pudermos agora para evitar a propagação”, concluiu.

As informações são da CNN.