Geral

Itaporã comemora o Dia da consciência Negra, nesta sexta-feira, 20 de novembro feriado municipal

A data também é celebrada pela Associação do Movimento Negro Kituala, criada no ano de 2007



Imagem do Ifato



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O dia da consciência negra é comemorado hoje, 20 de novembro, em todo o Território Nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiram fugir da escravidão.

Em Itaporã, o dia 20 de novembro é feriado municipal de acordo com a lei municipal 20 78/2009.

A ocasião é dedicada a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O dia da consciência negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira.

A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre o racismo, discriminação, e igualdade racial, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debate e outras atividades que valorizam a cultura africana.

O dia da consciência negra é comemorado em respeitado por Itaporã e mais três municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

A data também é celebrada pela Associação do Movimento Negro Kituala, criada no ano de 2007. Tendo como objetivo combater o preconceito e a discriminação racial, resgatar e divulgar a participação dos afros descendentes na construção da nação brasileira.