Geral

Em tempos de Covid-19, Mundo Senai 2020 será totalmente digital e terá duas etapas em MS

Já a 2ª etapa do Mundo Senai no Estado será realizada dentro de um hotsite





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Mundo Senai, que sempre funcionou como uma espécie de “portas abertas” para que a população pudesse conhecer de perto a estrutura, corpo docente e o trabalho desenvolvido pela instituição, neste ano teve de ser reformulado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mesmo assim, com uma programação intensa e totalmente online, alunos do Ensino Médio, professores e empresários e a comunidade em geral poderão conferir todos os cursos e tecnologias do Senai.

Em Mato Grosso do Sul, o evento será dividido em duas etapas: a 1ª será no dia 20 de novembro, enquanto a 2ª será no dia 27 de novembro. A etapa inicial será uma espécie de pré-Mundo Senai, ou seja, uma “degustação” do que está por vir com a programação direcionada aos docentes, coordenadores e diretores das escolas públicas e privadas do Estado, enquanto a outra será a oficial, voltada para os alunos das escolas públicas e privadas, bem como aos industriários e empresários sul-mato-grossenses.

Na 1ª etapa, o Mundo Senai em Mato Grosso do Sul terá uma programação que contará com duas lives, sendo a primeira às 10 horas e a segunda às 14 horas, ambas com duração média de uma hora. Esses eventos vão resolver dúvidas dos participantes sobre formas de tornar os computadores mais eficientes, em especial para o aumento de atividades de trabalho com o uso de computadores pessoais, além de pequenas modificações podem tornar a máquina mais veloz.

Já a 2ª etapa do Mundo Senai no Estado será realizada dentro de um hotsite, que disponibilizará oficinas e jogos. “Vamos apresentar muitas tecnologias do futuro ensinadas nos cursos do Senai, como programação de robôs, automatização de edificações com comandos via internet, energias renováveis para o futuro, dentre outras”, adiantou o analista do Senai, Carlos Eduardo Cordeiro.

Entre as principais atrações, estão os “aulões” do Enem, com shows de Química, Física e Biologia, que resolverão questões de provas anteriores com experimentos realizados nos laboratórios do Senai. Os estudantes das escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul poderão acompanhar ao vivo as reações químicas, exemplificações práticas de cálculos da física e análises biológicas.

Além disso, o evento contará com uma “tarde geek”, em que será realizado o “Show de Arduínos” para ensinar o básico de programação de robôs e desvendar a programação de quatro jogos muito conhecidos entre os jovens: Among Us, Free Fire, Mine Craft e League of Legends. Isso sem falar nas 14 oficinas direcionadas a alunos do Ensino Médio, industriários, empresários e a comunidade em geral.

“Alunos e alunas podem realizar cursos técnicos enquanto cursam o Ensino Médio, então esse tipo de evento mostra que os jovens poderão sair da escola qualificados para o mercado de trabalho com conhecimentos específicos sobre tecnologias do futuro. Algumas das profissões que apresentaremos são programação de jogos digitais, desenvolvimento de sistemas, energias renováveis, cibersistemas para automação”, finalizou Carlos Eduardo Cordeiro.