Mundo

Quem é Kamala Harris, a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

Senadora foi eleita na chapa de Joe Biden



Kamala em discurso na convenção estadual do Partido Democrata na Califórnia, em junho de 2019. (Foto: Gage Skidmore)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A senadora pela Califórnia Kamala Harris se tornou a primeira mulher a chegar ao Poder Executivo nos Estados Unidos. Ela foi eleita vice-presidente na chapa de Joe Biden.

A agência Associated Press projetou que Biden venceu no estado da Pensilvânia, ultrapassando os 270 delegados no Colégio Eleitoral. Dessa forma, Donald Trump é o quinto presidente a perder a reeleição.

Filha de indiana e jamaicano, Kamala tem 55 anos. É bacharel em Artes pela Universidade de Howard e em Direito pela Universidade da Califórnia.

 

Em 1990, se tornou procuradora do condado de Alameda, cuja maior cidade é Oakland, onde ela nasceu. Se mudou para São Francisco oito anos depois, se tornando a procuradora-geral em 2004.

Já em 2011, foi eleita procuradora-geral do estado da Califórnia. Sua carreira jurídica ficou marcada pela luta por minorias, principalmente os negros e o público LGBTQIA+.

Casou-se com o advogado Douglas Emhoff em 2014. O marido pouco se envolve na carreira política de Kamala.

Em 2016, foi eleita senadora dos Estados Unidos pela Califórnia. Na Casa Alta do Congresso americano, se destacou como uma das principais opositoras do presidente Donald Trump.

 

No dia 21 de janeiro de 2019, ela anunciou que tentaria a indicação do Partido Democrata à presidência. Em 24 horas, bateu o recorde de doações de campanha do senador Bernie Sanders. Mais tarde, Sanders ultrapassou Kamala.

Apesar do otimismo inicial, a senadora retirou sua pré-candidatura no dia 3 de dezembro do mesmo ano.

Após isso, Sanders e o ex-vice-presidente Joe Biden disputaram a indicação democrata. Ambos se comprometeram a escolher uma mulher como companheira de chapa.

Em abril, Sanders desistiu e Biden acabou ficando com a posição. Apenas em agosto, o ex-vice-presidente anunciou que Kamala seria sua candidata a vice.

A senadora foi a terceira mulher a ser indicada como vice. Geraldine Ferraro concorreu com Walter Mondale pelo Partido Democrata em 1984 e Sarah Palin foi companheira de chapa do republicano John McCain em 2008.