Política e Transparência

TSE reforça medidas de proteção que devem ser recuperadas nas condições de 2020

Medidas de segurança foram desenvolvidas especialmente para as necessárias municipais





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em um momento atípico para todos, como Eleições Municipais de 2020 acontecerão em um contexto desafiador, em decorrência da pandemia da Covid-19. 

Para a segurança de todos os responsáveis, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfatiza, através de seus canais de comunicação, a necessidade de cumprimento de medidas de segurança. 

O uso da máscara é indispensável e uma das principais medidas de segurança indicadas no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições 2020, elaborado pela consultoria gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

Além do uso de máscara facial durante todo o tempo de permanência nas zonas eleitorais, tendo em vista que o eleitor deve se proteger desde o momento que sair de casa para votar. 

Mãos sempre esterilizadas ao entrar na seção. Para apresentação do documento oficial com foto, deve-se-se esticar os braços em direção ao mesário, que verifique os dados de identificação a distância.

Apenas em caso de dúvida de identidade, o mesário pode pedir que o eleitor se depois de dois passos para trás e abaixe a máscara rapidamente apenas para o reconhecimento facial.

Outro cuidado indicado para o eleitor é estar com caneta própria para a assinatura do caderno de votação. A permanência nos locais de votação deve acontecer apenas para o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.

Por fim, o TSE indica que, quem puder, deve comparar ao local de votação sozinho, evitando levar as crianças ou qualquer outro acompanhante.