Mundo

Mãe com transplante de útero feito por robôs tem parto saudável e médico celebra

Pela primeira vez, estamos mostrando que a técnica cirúrgica menos invasiva assistida por robôs é praticável, completa o médico.



Mãe com transplante de útero feito por robôs tem parto saudável e médico celebra



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Uma sueca se tornou a primeira mulher a dar à luz depois de ter passado por um transplante de útero feito por um robô. O parto aconteceu na segunda-feira (8) e o bebê nasceu saudável, o que prova o sucesso do procedimento.

A cirurgia do transplante de útero, realizada em 2017, ocorreu no Sahlgrenska Academy Hotel, na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. De acordo com informações do Daily Express , 15 bebês já nasceram após um transplante desse órgão, mas este é o primeiro parto feito posteriormente a um procedimento assistido por um  robô .

 

Os médicos afirmaram que a mãe e o recém-nascido passam bem. “É uma sensação fantástica entregar um bebê tão especial. Fazer parte de todo o processo, desde o primeiro encontro com o casal até o transplante, e agora ver a alegria de todos quando o que queríamos se tornou realidade é maravilhoso”, destaca um dos médicos.

 

O transplante de útero foi  feito por meio de braços robóticos, guiados pelos cirurgiões, e uma imagem 3D do abdômen da mulher. Agora o parto bem sucedido e o nascimento de um bebê saudável coroam a técnica. “Pela primeira vez, estamos mostrando que a técnica cirúrgica menos invasiva assistida por robôs é praticável”, completa o médico.