Política e Transparência

Na liderança com 52%, Marquinhos seria eleito no 1º turno se eleição fosse hoje, aponta DATAmax

Pesquisa estimulada aponta que 12 candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar

A primeira pesquisa DATAmax de intenção de votos para prefeito de Campo Grande nas eleições 2020 aponta que o candidato a reeleição, Marquinhos Trad (PSD), possui 52% da intenção de voto dos campo-grandenses e seria eleito no primeiro turno.

Na sequência, estão Pedro Kemp (PT) com 6%, Sergio Harfouche (Avante) com 5% e Dagoberto Nogueira (PDT) com 4%. Na sequência da preferência dos eleitores ouvidos pela DATAmax estão Vinicius Siqueira (PSL) com 2%, Delegada Sidnéia Tobias (Podemos) com 1%, Marcelo Miglioli (SD) com 1%, Márcio Fernandes (MDB) com 1%, Marcelo Bluma (PV) com 1%, Esacheu Nascimento (PP) com 1%, João Henrique (PL) com 1%, Trutis (PSL) com 1%, Cris Duarte (PSOL) com 1%.

Os candidatos Gusto Scarpanti (NOVO), Paulo Matos (PSC) e Thiago de Carvalho Assad (PCO) não pontuaram na pesquisa.

Com margem de erro de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa DATAmax ouviu 800 pessoas entre os dias 24 e 25

O modelo da pesquisa é estimulada, quando nomes dos candidatos são apresentados para os entrevistados. De acordo com a margem de erro, todos os candidatos que pontuaram na pesquisa, com exceção de Marquinhos Trad que lidera a intenção de votos, estão empatados tecnicamente em segundo lugar.

Os entrevistados que disseram votar em branco ou nulo somaram 3%, os que não souberam responder foram 12% e os que disseram não votar em nenhum dos candidatos somaram 8%.

Em decisões desta semana, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul indeferiu as candidaturas de Sergio Harfouche, Trutis e Thiago Assad. Apesar disso, se apresentarem recursos em instância superior, os candidatos ficam com o registro sub judice e podem ser votados no dia 15 de novembro.

Nesses casos, os votos só são contabilizados posteriormente em caso de liberação da candidatura.