Esportes

Atleta de MS ganha dois ouros no campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo

A competição aconteceu na região metropolitana de São Paulo entre os dia 23 e 25 de outubro



Foto: Divulgação/Fundesporte



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Giovanna Jara de Souza, de 17 anos, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2020. A atleta é natural de Costa Rica e conquistou medalhas em competição em Caieiras, São Paulo, onde a competição da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) aconteceu.

A atleta representou a Alliance Jiu-Jitsu Team, de Campo Grande e ganhou o ouro em duas categorias: super-pesado (acima de 73 quilos) e absoluto (sem limite de peso), pela classe etária juvenil, com a faixa-azul. Para atingir o lugar mais alto do pódio, ela teve de superar adversárias de São Paulo e Paraná.

Esse foi o primeiro campeonato de Giovanna Jara após a paralisação das atividades desportivas por conta da pandemia do novo coronavírus. “Essas conquistas têm significado de trabalho concluído. Fiquei muito feliz por voltar aos tatames, estou treinando muito para me superar a cada dia e voltar já ganhando um campeonato muito importante é bastante satisfatório para mim”, destaca a atleta.

 

Durante este período pandêmico, a sul-mato-grossense mantém rotina intensa de treinamentos, incluindo sessão de musculação, aulas de natação e crossfit, meditação e treinos específicos de fundamentos do jiu-jitsu competitivo. O foco agora é disputa do Campeonato Mundial da modalidade, o World Jiu-Jitsu IBJJF Championship, que acontecerá no ano que vem, em Long Beach, no Estado americano da Califórnia.

O currículo de Giovanna no jiu-jitsu é expressivo, com inúmeros títulos. A desportista é tetracampeã estadual, bicampeã brasileira pela CBJJ, tricampeã brasileira pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD), campeã sul-americana e mundial pela CBJJD. Pelo Sul-Brasileiro, em 2019, a costarriquense foi campeã na categoria absoluto e prata na superpesado. Em fevereiro deste ano, ela obteve o duplo ouro no Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-Jitsu, em São José (SC).

A sul-mato-grossense é contemplada pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).