Política e Transparência

TCE-MS vê possibilidade de superfaturamento e manda prefeitura suspender licitação

Tribunal determinou interrupção de tomada de preços após município de Paraíso das Águas liberar participação de empresa que descumpriu edital



Obra de recapeamento em Paraíso das Águas (Foto: Daniela Lossávero/Prefeitura de Paraíso das Águas)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) acatou denúncia e mandou a prefeitura de Paraíso das Águas suspender licitação aberta para obras de recapeamento. A Corte entendeu que o município cometeu irregularidade ao liberar a participação de empresa que descumpriu exigência do edital.

Concorrente no processo, a Avance Construtora Eireli, de Campo Grande, apresentou a denúncia ao TCE-MS. A empresa protestou contra a TDC Engenharia Eireli, também da Capital, que deixou de apresentar planilha orçamentária.

À princípio, a TDC foi desclassificada da licitação. Depois, a construtora entrou com recurso e reverteu a decisão, com aval do prefeito de Paraíso das Águas, Ivan da Cruz Pereira “Xixi” (Democratas).

 

Em decisão, o relator do processo, conselheiro Flávio Kayatt, alertou que, sem a planilha detalhada, há possibilidade de “superfaturamento e desvantagem de preços” camuflados no valor global da proposta.

O conselheiro acatou o pedido da Avance, bem como determinou a suspensão dos efeitos do resultado da licitação até o julgamento da medida. O prefeito Ivan Xixi também não deve contratar a TDC Engenharia. Mas caso já tenha contratado, a ordem é suspender o vínculo. Além disso, o gestor tem cinco dias para se manifestar.

A decisão do TCE-MS data de ontem (13), mas foi publicada em edição extra do Diário Oficial de hoje (14).

Segundo portal da Transparência de Paraíso das Águas, o município abriu a licitação para recapeamento de diversas ruas no fim de agosto. O julgamento das propostas seria em setembro. Conforme o sistema, a tomada de preços está em andamento.