Policial

Menina de 11 anos é acusada de roubo por causa do cabelo no Rio

Segurança do estabelecimento pediu desculpas, mas disse que tinha que desconfiar por já ter ocorrido outros roubos no local; família aponta racismo



Família abriu boletim de ocorrência na 22ª DP Reprodução/Record TV Rio



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Uma menina de 11 anos foi vítima de racismo na última quarta-feira (28), em um mercado da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. O segurança do local teria desconfiado da criança por causa do cabelo black da jovem, afirma família.

A menina foi ao mercado sozinha e ao voltar para casa contou à mãe que o segurança do local havia a acusado de roubo. Segundo a jovem, que não teve a identidade revelada, o segurança pediu para que ela levantasse a blusa.

Família abriu boletim de ocorrência na 22ª DP

Família abriu boletim de ocorrência na 22ª DP

Reprodução/Record TV Rio

“Ele [o segurança] falou para mim (sic) levantar a blusa e tinha me perguntado se eu peguei alguma coisa. [...] Ele me acusou de uma coisa que eu não fiz, pensou que eu tinha roubado.”

A irmã da jovem, Renata Santos, afirmou que o segurança pediu desculpas e justificou a ação dizendo que outros jovens de comunidades próximas já haviam furtado o mercado.

“Ele falou que tinha que desconfiar dela, até pediu desculpa, mas que, infelizmente tinham acontecido outros casos de uns meninos da comunidade descerem e irem ali. Ele desconfiou por conta do cabelo dela quando ela se abaixou para pegar a cesta.”

A família chegou a ligar para o 190 no momento do incidente, mas foi informada que a central não poderia enviar viaturas até o local. O caso foi registrado na 22ª DP (Penha) e os pais da menina vítima de racismo têm a intenção de formalizar também uma denúncia no MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) contra a rede de mercados.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa