Mundo

Em oposição a Trump, Xi Jinping defende multilateralismo e refuta ‘guerra fria’

Embaixador da China na ONU respondeu ataques





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Enquanto o americano Donald Trump usou o principal palco da diplomacia mundial para atacar diretamente os chineses por boa parte do seu discurso, o presidente Xi Jinping, que falou minutos depois, declarou na Assembleia-Geral das Nações Unidas que não tem intenção de travar uma ‘guerra fria ou quente’ com nenhum país.

Em plena campanha eleitoral, Trump culpou a  pelo coronavírus e disse que o país é o que mais polui o meio ambiente – nos últimos dias, as mudanças climáticas entraram na pauta da disputa pela Casa Branca. Como de hábito, o presidente americano fez críticas à , dizendo que a entidade deveria focar nos “problemas reais” do mundo e reforçou o tom nacionalista de seu discurso.

“Por décadas, as mesmas vozes cansadas propuseram as mesmas soluções fracassadas perseguindo ambições globais às custas do seu próprio povo”, disse. “Somente quando você cuida dos próprios cidadãos é que encontra uma base verdadeira para a cooperação. Vocês devem colocar seus países em primeiro (lugar)”

Em vídeo gravado previamente e apresentado minutos depois de Trump, Xi Jinping disse que uma mentalidade de guerra fria e posições ideológicas não são a solução para o problema de nenhum país, menos ainda a resposta aos desafios comuns da humanidade. Ele não citou os EUA em nenhum momento de sua fala.

O mandatário chinês também falou da pandemia do novo coronavírus em seu discurso, refutando a politização da doença que já infectou 31 milhões de pessoas e deixou ao menos 966 mil mortos. “Qualquer tentativa de politizar ou estigmatizar esse assunto deve ser rejeitada”, afirmou. Xi também disse que a  vai honrar o compromisso de oferecer US$ 2 bilhões em assistência internacional para apoiar países em desenvolvimento.

Coube ao embaixador da  na , Zhang Jun, responder os ataques de Trump. “Enquanto a comunidade internacional está lutando contra a covid-19, os EUA estão disseminando um vírus político na Assembleia-Geral. Tenho que enfatizar que o ruído dos americanos é incompatível com a atmosfera da Assembleia”, disse a jornalistas.