Geral

Com queda na procura por exames, Secretaria alerta que Covid-19 não está controlada em MS

A Covid-19 está presente e estamos com uma alta taxa de contagiosidade em Mato Grosso do Sul”, alerta Geraldo Resende.





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) acendeu o alerta nesta semana após registrar expressiva redução na realização de testes rápidos e convencionais RT-PCR em Mato Grosso do Sul. Dados das últimas três semanas epidemiológicas apontam para índice de queda em três, das quatro macrorregiões da saúde do Estado. 

Com 62,8 mil casos registrados e somado a alta taxa de contágio, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi categórico ao afirmar, que não é o momento de a população abrir mão dos testes, uma vez que a Covid-19 não está controlada no Estado.

“Acredito que alguns meios de comunicação e alguns gestores municipais tenham passado uma impressão errada quanto a evolução do coronavírus no Estado. Isto faz com que a população entenda que a doença está sob controle, mas está longe disto. A Covid-19 está presente e estamos com uma alta taxa de contagiosidade em Mato Grosso do Sul”, alerta Geraldo Resende. 

Resende afirma que a Covid-19 é algo novo e que ainda requer muitos estudos para saber quais são os impactos. “É um vírus muito perigoso. De cada 100 exames realizados pela SES, 30 a 35% são testados positivos. Então, quanto mais testes tivermos, melhor vamos compreender essa doença e melhor podemos planejar nosso enfrentamento”. 

O secretário ressalta ainda que “não podemos desprezar a magnitude da doença, a população tem que ficar atenta ao surgimento de quaisquer sintomas ou contato com caso confirmado. A omissão no comparecimento ou agendamento pode fazer com que a pessoa contamine outras pessoas e leve o vírus para casa”.

E faz um pedido, “não deixem de procurar os Drive-Thrus ou as unidades de saúde de cada município. Gestores e secretários municipais, não deixem de fazer a coleta. Criamos uma ferramenta para fazer o rastreamento de novos casos, mas para isso, precisamos da colaboração de todos”.

Queda nas testagens 

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) relevam que entre a 35ª e 37ª semana epidemiológica houve um decréscimo quanto à procura pela realização de testes no Estado. Na região de Dourados, a redução foi de 3,22%. De Três Lagoas chegou a 16,66%. E Campo Grande registrou a maior queda, com 25,29%. As quedas ocorreram tanto nas unidades de saúde quanto nos Drive-Thrus. Somente a região de Corumbá registrou alta de 7,72% na realização de testes.