Itaporã

Com 62,29% dos votos, Marcos Pacco deve ser reeleito prefeito de Itaporã

Carlos Heitor (PSL), com 7,14%, seguido do ex-vereador André Moura (PSD), com 3,43%.



Segundo o levantamento, candidato do PSDB está em primeiro lugar também na pergunta espontânea



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O prefeito Marcos Pacco (PSDB) lidera pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Itaporã. De acordo com levantamento do instituto Sensor feito para o Diário MS, ele lidera em todos os cenários apresentados aos eleitores entrevistados.

Se a eleição fosse hoje, Marcos Pacco, que ontem à noite foi homologado como candidato oficial do PSDB para a disputa deste ano, seria reeleito prefeito de Itaporã com 62,29% das intenções de votos. A lista apresentada pelo instituto Sensor tem os nomes de 3 pessoas que, até agora, se apresentam como pré-candidatos por seus partidos, expressando o desejo de disputar a Prefeitura de Itaporã na eleição deste ano.

Na pergunta estimulada, aquela em que é apresentado um disco com os nomes dos possíveis candidatos, 19,71% dos entrevistados disseram que votariam em branco, anulariam ou nenhum deles, enquanto outros 7,43% responderam que não sabem ou não responderam. Em seguida, aparece o ex-vice-prefeito Carlos Heitor (PSL), com 7,14%, seguido do ex-vereador André Moura (PSD), com 3,43%.


ESPONTÂNEA
“Nas próximas eleições, em quem você gostaria de votar para prefeito de Itaporã, se as eleições fossem hoje?’. Esta pergunta foi feita aos eleitores do município, que puderam responder de forma espontânea.
A maioria, 51%, disse que não sabe ou não respondeu em quem votaria. Já 40% responderam que votariam em Marcos Pacco. Outros 5% disseram que votariam em Carlos Heitor e 2% disseram que votariam em André Moura. O ex-prefeito Wallas Milfont foi citado por 1% dos entrevistados. A opção de deixar o voto em branco ou anular foi citada por 1%.

REJEIÇÃO

Também de forma estimulada, a pesquisa quis saber o grau de rejeição entre os postulantes ao cargo de prefeito de Itaporã. Dos 350 entrevistados, a maior rejeição é de André Moura (PSD), com 22,86%. Em seguida, Carlos Heitor (PSL) e Marcos Pacco (PSDB), aparecem com 8% cada um. Outros 61,15% responderam branco, nulo ou estão indecisos.

AVALIAÇÕES
O levantamento do Sensor também quis saber como o eleitor de Itaporã avalia os governos municipal, estadual e federal nesse momento.
No município, a administração do prefeito Marcos Pacco tem 21,14% de ótima, 50,57% de boa, 18,57% de regular aprova, 4,86% de regular desaprova, 2,29% de ruim e 2,57% de pésssima.
Já o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tem 3,43% de ótima, 33,71% de boa, 29,43% de regular aprova, 11,43% de regular desaprova, 7,71% de ruim e 14,29% de pésssima.
E o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 24,29% de ótima, 36,29% de boa, 16,29% de regular aprova, 7,71% de regular desaprova, 4% de ruim e 11,43% de pésssima.


Índice de confiança

O levantamento do instituto Sensor para o Diário MS tem margem de erro de 5.1% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MS-04702/2020. As entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de agosto. Foram ouvidas 350 pessoas, com idade igual e superior a 16 anos, no município de Itaporã, incluindo distritos e assentamento.