Mundo

Trump é indicado ao Nobel da Paz 2021

Congressista norueguês indicou o presidente dos EUA, pela segunda vez, por acordo entre Israel e Emirados Árabes



Presidente dos EUA já havia sido indicado em 2019. (Foto: Jonathan Ernst - Reuters)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021, por um congressista norueguês. A justificativa dele é que Trump “ajudou a selar o acordo de paz entre Israel e Emirados Árabes Unidos”.

Segundo as normas do prêmio, milhares de pessoas podem indicar candidatos ao Nobel da Paz. Essa é a segunda vez que o político tenta indicar Trump à premiação. A primeira tentativa foi em 2019, quando Tybring-Gjedde o fez pelos “esforços diplomáticos do presidente com a Coreia do Norte”.

Na época, Trump chegou a comentar a indicação e disse que merecia ganhar o Nobel da Paz pela sua atuação não só na Coreia do Norte, como também na Síria, mas terminou dizendo que “provavelmente jamais ganharia”.

 

Entre as pessoas permitidas a indicar estão, ainda, membros de parlamentos e governos, professores universitários e antigos premiados. O Comitê Nobel Norueguês, responsável pela premiação, não quis comentar a indicação do político.

Em 2009 o ex-presidente Barack Obama ganhou o Prêmio Nobel da Paz, pouco meses após encerrar seu primeiro mandato. O ganhador desse ano será anunciado no dia 9 de outubro em Oslo, na Noruega.

(Com informações da CNN Internacional)