Itaporã

Para conter infestação de pernilongos é preciso limpeza e manutenção da vala na região da Lagoa , explica Gilberto Linhares

Se nada for feito a situação tende a piorar, comentou Gilberto.



Foto: Ilustrativa



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


 

O verão nem chegou e os moradores de alguns bairros de Itaporã principalmente os que moram próximo do Córrego Sardinha, afirmam que o número de pernilongos na região aumentou de forma assustadora.

A reportagem do Itaporã Agora conversou nesta manhã com o Coordenador de Endemias do Município, Gilberto Linhares, que explicou sobre a infestação de pernilongos. Linhares explicou que enquanto não se fizer uma drenagem na vala, a proliferação de pernilongos tende a aumentar e ficar cada vez pior. “O problema já se arrasta há quase 90 dias, ali existe um grande foco de pernilongos. O período de chuva houve uma trégua, pois as enxurradas arrastaram as larvas, na sequência chegou o frio o tempo esquentou e aumentou o número de mosquitos.”, comentou.

Embora o inseto não transmita doenças como a dengue ou malária, sua picada pode causar coceira e incômodo.
Com hábitos noturnos, o pernilongo é um inseto bem adaptado aos costumes humanos e se procria com facilidade em águas poluídas. A situação está insuportável para os moradores de alguns bairros, inclusive a reclamacao parte de moradores disntantes como Cohab.

Conforme o coordenador foi realizado uma reunião com as autoridades e também com o diretor da Sanesul no município. Para resolver o problema é preciso fazer uma drenagem no valetão, aonde é descartado esgoto, se nada for feito a situação tende a piorar, comentou Gilberto.

As altas temperaturas favorecem a proliferação de insetos que buscam principalmente dos humanos a alimentação necessária para a reprodução. O clima quente favorece a aceleração das funções fisiológicas dos mosquitos e o amadurecimento do ovo até a fase adulta é mais rápida explicou.