Geral

Na corrida por vacina contra coronavírus, MS fará testes de duas candidatas

Secretário de Saúde informou que anúncio sobre os testes deve ser feito em breve



(Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Enquanto alguns estados brasileiros anunciam a testagem de vacinas para o coronavírus, Mato Grosso do Sul também terá candidatas. Duas vacinas devem ser testadas em MS, na corrida para a imunização contra a Covid-19. O coronavírus já infectou 47,1 mil pessoas e fez 824 vítimas no estado.

O secretário Geraldo Resende, da SES (Secretaria de Estado de Saúde), afirma que as iniciativas devem ser anunciadas em breve.

“Estamos aguardando a definição de que vamos ter duas vacinas sendo testadas aqui em Mato Grosso do Sul. Estou esperando os protocolos ficarem prontos para a gente anunciar, aguardem que vamos anunciar”, informa Resende.

Ainda nesta semana, o Estado de São Paulo anunciou que a previsão é ter vacinas contra o coronavírus ainda em 2020. O governador João Doria disse que a vacina chinesa contra o novo coronavírus, chamada CoronaVac, poderá estar disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de dezembro. Tudo vai depender dos resultados positivos da terceira fase de testes e de aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Já o governo do Paraná celebrou um memorando de entendimento com a Rússia, para dar início às tratativas relativas à vacina. O acordo não traz vinculação nem firma um compromisso de compra ou fabricação da vacina, mas é o primeiro passo.

Outra iniciativa pela imunização é a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford. Nesta semana, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Anvisa definiram como será a produção da vacina contra a Covid-19. 

Coronavírus em MS

A pandemia de coronavírus causa preocupação nas autoridades de Mato Grosso do Sul. Já foram 47,1 mil pacientes infectados e 824 mortos. A cidade com mais casos é Campo Grande, com 20.505 casos confirmados e 333 mortes. Em segundo, 5.382 casos e 73 vítimas do coronavírus. Em terceiro lugar, Corumbá tem 2.465 pacientes infectados e 91 mortes causadas por coronavírus.