Mundo

ÍNDIA PROÍBE APLICATIVOS, E TIKTOK É UM DELES

Pela Índia ser o país mais populoso do mundo, as empresas chinesas responsáveis pelos aplicativos devem sentir o baque da perda do mercado indiano.



TikTok é um dos 59 aplicativos banidos inicialmente. | Foto: Reprodução.



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Segundo o Times of Índia, o governo justificou a proibição alegando que os aplicativos banidos possuíam elementos hostis à segurança nacional e à defesa do país. Entre os aplicativos mais famosos, podem ser citados o WeChat, o TikTok, o Weibo e o jogo Clash of Kings. A lista completa dos primeiros 59 banidos está ao final desta matéria. 

Após um mês, dia 28 de julho, o governo anunciou que baniu mais 47 aplicativos, feitos por empresas chinesas, entre eles o Cam Scanner Advance e versões lite personalizadas do Helo e Sharelt. No total, 106 aplicativos foram proibidos e outros 275, que estão em análise, podem ter o mesmo destino. 

Segundo o Ministério da Eletrônica e Tecnologia e Informação, a segunda leva de aplicativos banidos eram “cópias” de outros aplicativos e/ou facilitavam o acesso aos serviços anteriormente proibidos.  

Pela Índia ser o país mais populoso do mundo, as empresas chinesas responsáveis pelos aplicativos devem sentir o baque da perda do mercado indiano. Quem se beneficia com a proibição de aplicativos, como o TikTok, é o Instagram, pois, segundo a empresa de pesquisa Kantar, houve um aumento de 30% na interação dos usuários após o acontecido. 

TENSÃO ENTRE A CHINA E A ÍNDIA

As duas nações mais populosas do mundo estão há meses em conflito. Entretanto, em junho deste ano, 20 soldados indianos foram mortos em um confronto entre as tropas na fronteira do Himalaia, que é disputada pelos dois países. Não se sabe o número exato de soldados chineses mortos, pois não foi divulgado pelo governo da China. 

O motivo da disputa da área, local onde ocorreu o conflito, é devido a ambos os países alegarem o outro de invasão. As tensões se intensificaram em maio e resultou no choque entre as duas tropas em junho. Agora, com a atitude do governo indiano em relação à proibição dos aplicativos, a relação entre as duas nações deve complicar ainda mais. Vale lembrar que tanto a China quanto a Índia possuem os dois maiores exércitos e armas nucleares do mundo.