Itaporã

Rotary de Itaporã doa 200 testes de Hepatite C para gerência de saúde

A Hepatite C tem cura, quando diagnosticada precocemente





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Na tarde de ontem (19), o presidente do Rotary clube de Itaporã Marciano Wolff acompanhados de membros da entidade, oficializou para o município, a entrega de 200 testes de Hepatite C. O ato da entrega foi na gerencia de saúde onde o gerente Wilson Dias e a coordenadora de atenção primária Aline Oviedo receberam a doação das mão do presidente do Rotary Marciano Wolff

Para o conhecimento da população, a Hepatite C é causada por um vírus e passa anos sem dar sinal e com isso muitos pacientes desconhecem ter a doença. Em alguns casos, quando já está em fase crônica, pode apresentar febre, fadiga, falta de apetite, vômitos, pele e olhos amarelados.

O termo “hepatite” significa inflamação no fígado, ou seja, quando não diagnosticada às hepatites virais podem acarretar em complicações, levando até a cirrose ou câncer de fígado. A Hepatite C tem cura, quando diagnosticada precocemente e o tratamento é realizado com antivirais de ação direta, durando em media 12 semanas e é realizado gratuitamente pelo SUS.

Mesmo com tanta facilidade, há ainda muita gente que não sabe da infecção, por isso é muito importante essa campanha de conscientização sobre o tema.

A ideia do Rotary é incentivar que todos façam o teste, os mesmos estarão disponíveis para toda a população em todas as unidades de saúde do município e todas as enfermeiras estão aptas para realizar.

Aline enfatizou a efetiva participação do Rotary sempre se colocando como parceiro do município nos momentos providenciais pra a população. “Em nome do executivo externamos nossos sinceros agradecimentos ao Rotary, que através de todos os seus membros prestam um serviço de excelência em nosso município. Parceria como esta e outras com o objetivo de promoção de saúde e bem estar da população, sempre serão bem vindas” finalizou a coordenadora.