Policial

‘Mata rindo’ do PCC é identificado suspeito de executar jovem em tribunal do crime

Objetivo de operação é desmantelar célula do PCC responsável pela execução de tribunais do crime



Foto: Tá na mídia Naviraí.



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Júlio Cesar dos Santos, 32 anos, conhecido como ‘Mata rindo’, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão nesta sexta-feira (5), durante a Operação Osíris 3, desencadeada pela Polícia Civil, em Naviraí, distante 358 km de Campo Grande.

‘Mata rindo’ é aliado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e acusado do assassinato de Rafael Cicero dos Santos de 28 anos, sequestrado e torturado por ser membro de uma facção rival. Outro comparsa de Júlio, suspeito de também participar da morte de Rafael, foi preso na primeira fase da operação.

Conforme o site Tá na mídia Naviraí, o mandado de prisão de ‘Mata rindo’ foi cumprido na manhã desta sexta, na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, onde ele está detido em razão de uma condenação por tráfico de drogas, também por crimes de latrocínio e roubos.

O objetivo da Operação Osíris é desmantelar célula do PCC responsável pela execução de tribunais do crime em Naviraí. Nesses julgamentos eles decidem o destino das vítimas, que pode resultar em morte como punição. As vítimas, geralmente pessoas ligadas ao crime, são sequestradas e torturadas antes da “sentença condenatória'.

Na primeira fase da operação, três integrantes de uma facção criminosa foram presos no dia 6 de março deste ano, de sequestrar uma vítima, mantida em cárcere privado, que conseguiu escapar do cativeiro. Um quarto integrante está foragido.

Na segunda fase, no dia 1º abril de 2019, policiais do SIG com apoio da Polícia Militar, tiveram conhecimento de um rapaz que teria sido sequestrado por integrantes do PCC e estaria sendo julgado por supostamente ter estuprado uma mulher. Os policiais conseguiram localizar e conseguiram resgatar o homem no momento em que ele era julgado pelo tribunal do crime. No momento em que os policiais chegaram ao local, ele estava sendo espancado por mais de cinco pessoas, que foram presas. O rapaz foi resgatado com diversas lesões.

Seis pessoas foram presas e três menores apreendidos. Foi apurado que o rapaz que estava sendo torturado pelos integrantes do PCC não tinha envolvimento com o estupro. Os envolvidos responderão por tortura qualificada pelo sequestro, organização criminosa e corrupção de menores. As penas somadas podem ultrapassar a vinte anos de reclusão.

A operação deflagrada tem o nome de Osíris por referência ao Deus da mitologia egípcia a quem seria atribuído o trabalho de julgar os mortos, da mesma forma que a facção age, julgando seus rivais e condenando-os à morte. Até o momento, 10 pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos.

No mês de abril de 2018 foi encontrado em um terreno baldio do Loteamento Porto Belo, em Naviraí, o corpo de Rafael Cicero dos Santo, 28 anos. A vítima foi encontrada amordaçada, com os braços amarrados para trás por uma toalha e um tecido passando pelo pescoço. Exame necroscópico revelou feridas de facadas e sinais de estrangulamento. As investigações apontaram que Rafael teria sido sequestrado, torturado e em seguida morto.