Mundo

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro

O animal pertencia ao mesmo grupo do famoso Tyrannosaurus Rex

Concepção artística dos últimos momentos do dinossauro encontrado. Crédito: Trudie Wilson

Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de dinossauro, que faz parte do mesmo grupo do famoso Tyrannosaurus Rex e os pássaros atuais. O estudo foi realizado por paleontólogos da Universidade de Southampton (Reino Unido).

Como publicado na revista Planeta, foram encontrados quatro ossos na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra. Os cientistas acreditam que ossos são de uma espécie desconhecida de dinossauro, que teria habitado a terra no período Cretáceo, 115 milhões de anos atrás.

Os ossos descobertos são do pescoço, costas e cauda do animal batizado como Vectaerovenator Inopinatus. Os pesquisadores acreditam que ele possuía até quatro metros de comprimento.

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro
Dois dos ossos do espécime encontrados na Ilha de Wight. (Foto: reprodução/Universidade de Southampton)

O nome Vectaerovenator Inopinatus foi dado por conta de grandes espaços de ar presente em alguns dos ossos, uma característica que ajudaram os cientistas a identificar que o animal era um terópode.

Esses espaços de ar, como publicado na Planeta, são encontrados nos pássaros modernos, e eram extensões do pulmão, que tornavam o esqueleto do dinossauro mais leve o os ajudavam a alimentar um sistema respiratório eficiente.