Itaporã

O município de Itaporã participará do III Festival Regional Nossa Arte das APAEs da 7ª Região,, 24 de abril em Dourados

O III FESTIVAL REGIONAL NOSSA ARTE DAS APAEs DA 7ª Região – Caiuá, e realizado pela APAE de Dourados



III Festival Regional Nossa Arte das APAEs da 7ª Região,, 24 de abril em Dourados



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Acontecerá no dia 24 de abril no município de Dourados o III FESTIVAL REGIONAL NOSSA ARTE DAS APAEs DA 7ª Região - Caiuá ,no horário das 8h00min ás 16h00min no Parque dos Ipês – Teatro Municipal, situado na rua presidente Vargas. O Festival é uma proposição da APAE BRASIL onde os estados se organizam para realização das Edições Estaduais e Regionais. O estado de Mato Grosso do Sul coordenado pela FENAPAES – MS está dividido em 12 regiões e a 7ª Região é composta por 6 municípios: Caarapó, Dourados, Itaporã, Laguna Carapã, Ponta Porã e Rio Brilhante. O município receberá mais de 120 artistas que realizará a Mostra competitiva nas modalidades de: ARTE VISUAL, ARTES CÊNICAS, DANÇA,ARTES LITERÁRIAS, ARTES MUSICAIS, ARTESANATO E DANÇA FOLCLÓRICA. 

O III FESTIVAL REGIONAL NOSSA ARTE DAS APAEs DA 7ª Região – Caiuá, e realizado pela APAE de Dourados – Diretora Elizabeth Wirgues, da Conselheira Regional Marinalva de Souza e do Coordenador Estadual de Arte e Cultura Danino Rosset. A equipe conta com a participação efetiva de um coordenador de arte de cada município. A Coordenadora Estadual de Arte e Cultura Silvia Echeverria e toda a Federação Estadual do MS auxilia no suporte.

O Coordenador Regional de Arte e Cultura da 7ª Região afirma que Dourados receberá uma grande manifestação de arte e cultura livre, que possibilita a compreensão das possibilidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. O Festival busca a inclusão e a integração da pessoa com deficiência intelectual e múltipla por meio da arte, incentivando o intercâmbio social, o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos. Nesse cenário, abre possibilidades de vivenciar aspectos positivos da arte a serem apreciados por meio de Exposições e Apresentações Artísticas que evidenciam as Apaes como espaço cultural, artístico e de inclusão social.” (Documento Norteador Arte – APAE BRASIL)

A importância do Festival Nossa Arte das APAEs caracteriza por: Para Fischer (1981), “a arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suporta-la como transformá-la, aumentando-lhe a determinação de torná-la mais humana e mais hospitaleira para a humanidade”. E essa transformação só é possível por meio das relações do homem com seu meio, estabelecendo elos, vínculos, redimensionando a existência humana. (Documento Norteador Arte – APAE BRASIL).

Danino Rosset, resalta a importância de realizar parcerias e trazer presente às escolas da rede particular, estadual e municipal no intuito de prestigiar e conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos Centros de Educação Especial. Conclui afirmando que a inclusão é o envolvimento das APAEs dos educandos em universos da comunidade local. Importante resaltar que todos os jurados das categorias serão artistas, escritores, músicos e fazedores de arte do Município de Dourados que abraçam essa grande ideia.

Em breve estaremos divulgando programação completa. Informações – (67) 99887-1256.