Política e Transparência

Vereadores sugerem criação de Brigada Permanente para prevenção de queimadas no Pantanal

Requerimento com a sugestão foi encaminhado ao prefeito de Corumbá, que sofre com queimadas na região pantaneira



(Foto: Divulgação Ibama)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


cPara enfrentamento das queimadas que atingem o Pantanal sul-mato-grossense, vereadores de Corumbá sugeriram a criação de uma Brigada Municipal de Combate a Incêndio e Desastres Ambientais. A proposta foi apresentada na Câmara Municipal de Corumbá, nesta sexta-feira (07).

Os incêndios no Pantanal de MS já destruíram mais de 1.250 milhões de hectares este ano. Os dados são do levantamento realizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Assim, o vereador e presidente do Poder Legislativo, Roberto Gomes Façanha, enviou a sugestão por meio de requerimento ao prefeito Marcelo Iunes. O parlamentar solicitou estudos para elaboração de um projeto de lei que crie a brigada permanente.
Com isso, o vereador espera que a equipe atue em atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal. A Brigada também auxiliaria nas ações de Defesa Civil, que já faz o tralho de enfrentamento das queimadas.

O vereador destacou que, com a equipe permanente será possível desenvolver “ações preventivas, inclusive, para evitar o caos que estamos vivendo nos últimos dias”. Visando a criação efetiva da Brigada, Façanha sugeriu que o projeto siga as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), bem como as já adotadas por instituições nacionais e internacionais de defesa civil e combate a incêndios.