Geral

Coronavírus: Santa Casa de Campo Grande inaugura nesta terça-feira mais 10 leitos de UTI

Vagas de UTI serão usadas para pacientes com coronavírus em Campo Grande, que vive escalada de casos da doença



Santa Casa contará com mais 10 leitos de UTI para auxiliar na guerra contra a Covid-19. (Foto: Arquivo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Santa Casa de Campo Grande receberá nesta terça-feira (21) mais 10 leitos de UTI, abertos em parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. As vagas de terapia intensiva terão como foco os pacientes de coronavírus (Covid-19) e serão oficialmente entregues às 7h30.

As vagas integram os 38 leitos a serem entregues em Campo Grande ainda neste mês –outros 10 serão inaugurados no Hospital Universitário e 18 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Ainda nesta segunda-feira (20), a prefeitura ativou 15 leitos no Hospital do Pênfigo (10 clínicos e 5 de UTI).

Na semana passada, foram abertas 37 vagas para pacientes de coronavírus: 20 no Hospital Proncor, 10 na Clínica Campo Grande e 7 no Hospital El Kadri, e garantidos mais 18 leitos de retaguarda no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

Com essas vagas, Campo Grande passa a ter 509 leitos nas redes particular e privada exclusivos para pacientes com Covid-19 –175 de UTI e 334 clínicos. Em média, a ocupação de leitos na cidade está próxima a 80%, sendo que no HR tem ficado na casa dos 90%.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, reforça que as novas vagas permitirão desafogar hospitais que estão concentrados no tratamento da Covid-19, caso do HRMS, em um momento no qual Campo Grande vive a disparada de casos de coronavírus –a cidade já registra 66 mortes pela doença e concentra 6.216 dos 16.637 casos positivos do Estado desde o início da pandemia.

Também nesta segunda, a SES divulgou o novo mapa hospitalar de leitos clínicos e de UTI no Estado, que ampliou a estrutura constante no plano de contingência estadual para infecção humana pelo coronavírus. O total de leitos clínicos para adultos é de 710. Há, ainda, 119 leitos clínicos pediátricos, 269 de UTI adulto (16 acima do levantamento anterior) e 9 de UTI infantil (2 a mais).