Mundo

Em retaliação aos EUA, Pequim coloca senadores republicanos em ‘lista negra’

Autoridades americanas haviam sancionado os chineses por supostos abusos contra minorias étnicas



Cidade Proibida em Pequim, China. (Foto: reprodução)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Autoridades de Pequim impuseram  contra vários políticos americanos, incluindo senadores do Partido Republicano, como Marco Rubio e Ted Cruz. Os chineses afirmam que a decisão vem em resposta a  aplicadas por americanos que alegam haver “abusos” do regime comunista contra os uigures, minoria étnica da China.

Além de Rubio e Cruz, as  também afetam o deputado Chris Smith e o enviado americano para assuntos de liberdade religiosa, Sam Brownback. Todos os políticos punidos são duros críticos do regime de Pequim e pressionaram a aprovação de leis vistas como danosas à China.

O diplomata chinês Hua Chunying explicou que o movimento vem em resposta a “ações hostis” dos americanos, que no começo do mês sancionaram autoridades chineses citando “sérios abusos” contra os uigures, um grupo islâmico que vive no extremo oeste da China, na região de Xinjiang.

Hua afirmou que a situação dos uigures é “um assunto puramente doméstico da China” e que os americanos “não têm o direito” de intervirem. Ele pediu para que Washington revogue a decisão de sancionar os chineses, e prometeu que Pequim retaliará qualquer hostilidade que parta dos americanos.