Esportes

Ex-alunos dedicam vitória em Torneio Estadual de Xadrez a professor assassinado

Nivaldo Arruda, Marcelo Lopes e Jairo Almeida levaram a equipe intitulada em homenagem ao professor Paulo Setterval ao topo do pódio virtual





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A equipe Paulo Setterval, formada por três ex-alunos do Colégio Militar de Campo Grande, venceu todos os confrontos realizados, e sagrou-se campeã do torneio estadual entre equipes “MS TEAMS 2020” de 29 de junho a 9 de julho. Os ex-alunos Nivaldo Arruda, Marcelo Lopes e Jairo Almeida homenagearam o major e professor de matemática Paulo Setterval, morto em 2019 após um assalto em Bonito, no interior de MS.

O professor foi o idealizador do Xadrez no Colégio Militar de Campo Grande no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, e acompanhou os alunos em diversos torneios nacionais e internacionais. À época, conquistaram expressivos resultados por equipes (Brasileiro Escolar, Jogos Abertos de Campo Grande), e individuais (Campeonato Estadual Absoluto e por Categorias, Campeonato Brasileiro e Mercosul), e ainda representaram o país em torneios pan-americanos e em mundial na Espanha.

Torneio à distância

 

O evento, realizado pela FESMAX (Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez) e arbitrado por Danny Davalos, foi disputado por meio de plataforma de Xadrez digital, por conta da  do COVID-19, em evento que reuniu mais de 50 enxadristas, divididos em equipes.

Cada equipe era formada por três jogadores, e ao se enfrentarem em um match, saía vencedora a equipe que conquistasse 02 pontos ou mais, sendo que no Xadrez a vitória vale 01 ponto, empate 0,5, e a derrota não conta.

A equipe campeã foi formada por Nivaldo Arruda, Marcelo Lopes e Jairo Almeida, destaques das equipes escolares do Colégio Militar de Campo Grande:

Nivaldo Arruda, servidor público federal e Prof. de Xadrez, campeão estadual nas categorias 12 e 14 anos, e atualmente Mestre Nacional de Xadrez, jogou no tabuleiro nº 01, e saiu invicto do certame com 03 vitórias e 02 empates.

Marcelo Lopes, advogado, bicampeão estadual absoluto e campeão brasileiro escolar, jogou no tabuleiro nº. 02, e terminou a disputa com 03 vitórias, 01 empate e 01 derrota.

Jairo Almeida, servidor público estadual, campeão brasileiro escolar e campeão Mercosul na categoria 18 anos, jogou no tabuleiro nº. 03, saindo invicto, com 04 vitórias e apenas 01 empate.

“O título da equipe foi uma singela homenagem póstuma ao Prof. Paulo Setterval, uma forma de agradecimento a todos os momentos de alegria e os ensinamentos para a vida, muito além dos tabuleiros de Xadrez”, explicam.

Morte trágica

O professor de Matemática e major aposentado Paulo Settervall, de 57 anos, foi assassinado a facadas em frente a um hotel em Bonito, distante 287 quilômetros de Campo Grande em abril de 2019. Segundo informações policiais, testemunhas disseram que ele teria reagido a um assalto em frente ao hotel, quando foi esfaqueado.

Settervall foi professor do Colégio Militar de Campo Grande e homenageado em 2019 pela Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) por ter sido premiado em cinco edições das Olimpíadas. Settervall lecionava em uma escola particular da Capital após ter deixado o Exército.