Geral

Especialistas dão dicas para evitar acidentes domésticos com crianças durante a quarentena

Segundo psicopedagoga, riscos dentro de casa podem variar de acordo com cada faixa etária, no entanto, muitos deles podem ser evitados com pequenas cuidados



Foto: Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, as crianças que antes se dividiam entre casa e escola se limitaram apenas ao ambiente residencial. Com isso, os cuidados precisam ser intensificados para evitar acidentes domésticos.

Segundo a psicopedagoga Claudine Dacal Rodrigues, de Itapetininga (SP), os riscos dentro de casa podem variar de acordo com cada faixa etária, no entanto, muitos deles podem ser evitados com pequenas cuidados.

"Nem todos os acidentes podem ser evitados, mas os pais devem ficar de olho em tudo o que está em seu alcance para tentar garantir a segurança dos pequenos", explica.

Os acidentes mais comuns podem acontecer quando, por curiosidade, as crianças inserem objetos em tomadas vazias, tropeçam em tapetes, batem em móveis ou brincam com objetos cortantes.

Ao G1, o designer de interiores Pedro Fogaça Elias de Almeida deu dicas para arrumar a casa e evitar acidentes domésticos.

Uma delas é utilizar materiais de acabamento condizentes com a finalidade do ambiente e evitar utilizar pisos muito “lisos”, que podem ser escorregadios quando úmidos.

Objetos frágeis devem ficar longe do alcance de crianças pequenas. Alguns deles, inclusive, podem se transformar em objetos "cortantes" quando quebram, como a cerâmica.

"Fique atento às portas e gavetas de armários, a fim de evitar que fiquem abertos e possibilitando choques. Utilize travas e equipamentos de controle para aberturas de portas e gavetas", pontua.

Para evitar acidentes em cantos de móveis, protetores podem minimizar a gravidade do impacto. Outra dica é armazenar produtos de limpeza longe do alcance de crianças pequenas, dispondo em armários altos.

"Atenção aos móveis que podem se transformar em 'escadas' para crianças, evitando que elas acessem janelas, armários, estantes, ou qualquer móvel que possa gerar risco de queda."

Adaptadores de tomadas são boas opções para evitar choques. Já alguns tapetes podem se tornar escorregadios, dependendo do acabamento do piso e, por isso, uma opção é utilizar fita adesiva para fixar provisoriamente os cantos dos tapetes no chão.

Segundo a psicopedagoga Claudine Dacal Rodrigues, muitas vezes os acidentes ocorrem pois, quando estão em casa, as crianças acabam brincando sozinhas enquanto os pais atendem outras demandas, ficando mais vulneráveis e propensas a acidentes.

Ela ressalta que a conversa diária com os filhos é imprescindível para ajudar a evitar esse tipo de problema.

"A conscientização deve ser constante desde a mais tenra idade e por toda a vida, afinal de contas sempre cabe aos mais velhos orientar aos mais novos. Crie seu filho e filha para ser responsável de acordo com a idade em que se encontra, o equilíbrio das ações fortalece o amadurecimento de todos os indivíduos dentro de um lar."

*Colaborou sob supervisão de Heloísa Casonato

Fonte: G1