Campo Grande

“Se fizer lockdown, população aglomera no mirante e na orla', diz prefeito

Marcos Trad disse que medidas mais rígidas não adiantam se não houver colaboração da população



Prefeito diz que se fechar comércio, população se aglomera na Orla Morena - Foto: Valdenir Rezende / Arquivo / Correio do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com aumento do número de casos confirmados da Covid-19 em Campo Grande, grande parte da população tem cobrado medidas mais restritivas ao prefeito da Capital, em especial o lockdown, que é o fechamento de todas as atividades que não sejam consideradas essenciais. Prefeito Marcos Trad afirmou que a medida está descartada por enquanto e que não surtiria efeito devido ao comportamento da população.

“Eu posso fechar tudo, mas o pessoal continuaria indo no mirante, na orla, na lagoa. É o comportamento, é extremamente importante', disse.  

Para fazer tal afirmação, Trad comparou a situação atual com a do início da pandemia, quando foi decretado o fechamento de todas as atividades comerciais que não são consideradas essenciais, incluindo paralisação do transporte público.

“Se pegar março, abril e maio, foram os menores índices nossos [de casos]. Nesses três meses não era obrigado a usar máscara, não tinha barreira sanitária, toque de recolher era de 0h às 5h. Agora obrigamos uso da máscara, intensificamos fiscalização, dobramos barreira, mas o pessoal não respeita. Então são regras rígidas para resolver, é a consciência da população', disse.

Prefeito disse ainda que a população relaxou em medidas simples, como limpar sacolas de mercado ou tirar sapatos ao chegar em casa da rua, além de outras medidas de distanciamento que eram cumpridas no início e passaram a ser desrespeitadas.  

“Com essas medidas [obrigação de máscaras e fiscalização] vamos ver agora qual vai ser o comportamento social. As pessoas falam muito de lockdown, todos os lugares onde teve lockdown reduziu circulação social, mas a eficiência dela depende do comportamento da sociedade', acrescentou.

Campo Grande tem, até esta segunda-feira (6), 3.164 casos confirmados de Covid-19 e 23 mortes. Apenas nas últimas 24 horas, foram 75 novos testes positivos e um óbito.