Esportes

Flamengo x Globo: emissora cancela transmissão do Carioca após alegar violação de contrato

Os pagamentos previstos aos 11 clubes e à federação serão mantidos



Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Rede Globo anunciou nesta quinta-feira (2), que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. De acordo com a emissora, o contrato de exclusividade de conteúdo foi violado. Os pagamentos previstos aos 11 clubes e à federação carioca serão mantidos.

O anúncio veio após o Flamengo obter uma ‘boa audiência’ com a transmissão da sua vitória sobre o Boavista, na FlaTV, seu canal no Youtube. Para transmitir seu jogo de forma independente, o Flamengo se baseou na Medida Provisória 984/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e batizada nos corredores de Brasília como “MP do Flamengo”, devido à participação direta dos cartolas rubro-negros em sua elaboração.  A MP estabelece que os clubes mandantes detenham 100% dos direitos de transmissão de suas partidas.

Anteriormente, a lei previa um acordo entre os dois times para a venda do jogo. Como Flamengo e Globo não se acertaram para a transmissão do Carioca, pois o clube considerou insuficiente a quantia de cerca de 17 milhões de reais oferecida a ele e aos outros grandes do Estado, com a MP, a emissora perdeu o direito de vetar a transmissão de jogos em casa do clube.

 

Por outro lado, a Globo mantém contrato com os outros 11 clubes, incluindo o Boavista, e, por isso, entrou com uma ação na Justiça alegando que um contrato em andamento não poderia ser quebrado. Decidiu, então, encerrar as transmissões do restante do Campeonato, incluindo os três jogos desta quinta-feira (2), que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

“A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição. Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca”, diz trecho do comunicado.