Policial

Apreensão de drogas bate recorde e de cigarros cresce mais de 700% em MS

Foram mais de 109 toneladas de drogas tiradas de circulação em 2020



Policial do DOF em apreensão de entorpecentes. Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) bateu recorde de apreensões de drogas em 2020. Nos primeiros seis meses deste ano, a unidade já tirou de circulação 109,3 toneladas de entorpecentes, número que já é maior do que o montante apreendido em todo o ano de 2019, com 107,2 toneladas.

Conforme dados divulgados pela polícia, a maconha é o entorpecente de maior incidência, representando 99% de todo o volume apreendido. “Outro destaque é a concentração no mês de junho de 2020, quando se apreendeu 65,2 toneladas de drogas, enquanto nos outros cinco meses de 2020 se apreendeu 44,1 toneladas de drogas”, disse o DOF em nota..

Estas apreensões resultaram na prisão de 221 pessoas, das quais 175 são homens e 46 são mulheres; um crescimento de 23% no número de pessoas presas quando comparado com o mesmo período de 2019. “A expectativa é que esta marca histórica seja ampliada, pois de acordo com análise histórica, as apreensões de drogas tendem a aumentar nos últimos meses do ano”.

 

Também houve aumento expressivo nas apreensões de cigarro. Foram 674 mil pacotes apreendidos no primeiro semestre de 2020, contra 77.225 pacotes no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 772%. O prejuízo levado ao crime organizado, somente com a apreensão de cigarros resultou em R$ 34 milhões de reais.

O DOF explica que, juntamente com o trabalho realizado pelos policiais, tais resultados são reflexos de fatores como o fechamento das fronteiras por causa do coronavírus (Covid-19), e o consequente isolamento social, o que permitiu que as forças de segurança tivessem ainda mais foco no combate ao crime organizado. Além disso, programas de monitoramento da fronteira e operações conjuntas também contribuem para o resultado positivo.