Geral

Argentina perde a localização da nuvem de gafanhotos e situação preocupa autoridades do brasileiras

A chuva e a frente fria que atingiram o RS mudaram o rumo dos insetos e governo acredita que eles devem seguir para o Uruguai



Reprodução, Rede TV



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Na última quinta-feira (25), o governo da Argentina afirmou ter perdido a localização exata da nuvem de gafanhotos, que apesar de ser uma praga pouco conhecida, é capaz de provocar grades estragos nas lavouras agrícolas e está se aproximando do Brasil.

Segundo informou a Rede TV, as equipes do Senasa (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar) e da província de Corrientes continuam trabalhando para encontrar a localização exata.

 

Devido às baixas temperaturas, as autoridades acreditam que a nuvem não tenha se movido muito. “Estimamos que ela não se moveu, pelo menos a grandes distâncias', afirmou o Senasa.

A chuva e a frente fria que atingiram o Rio Grande do Sul, nos últimos dias, mudaram o rumo dos insetos e o governo acredita que eles devem seguir para o Uruguai.

Mesmo assim, a situação preocupa Ministério da Agricultura. A ministra Tereza Cristina declarou estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A medida permite atuação de forma emergencial, com uso de produtos químicos e agrotóxicos para conter a praga. As autoridades estudam, por exemplo, o uso de 400 aviões para pulverizar o solo arriscado.

O governo argentino monitora a nuvem de gafanhotos desde maio, quando o movimento começou no Paraguai. Em um mapa, é possível observar que o enxame chegou a ficar bem próximo do Brasil, a 130 quilômetros da fronteira.