Dourados

Temendo aumento de internações, Dourados quer municípios vizinhos cooperando contra o coronavírus

Caso seja efetivado, o grupo será composto por Dourados e os 33 municípios que fazem parte da macrorregião.



A prefeitura enviou ofício para 33 cidades para compor o grupo - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Durante transmissão do boletim informativo no final da manhã desta quarta-feira (24/6), foi anunciada a tentativa de elaborar um Comitê Regional para combate ao coronavírus (Covid-19).

Caso seja efetivado, o grupo será composto por Dourados e os 33 municípios que fazem parte da macrorregião. 

Alexandre Mantovani, assessor de gabinete da prefeitura e representante da prefeita Délia Razuk (PTB), afirmou que a estratégia começou a ser traçada após análise técnica e em conformidade com orientações da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). 

Os estudos concluíram que o aumento de casos em Dourados e, principalmente, de pacientes internados leitos em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), são problemas que devem ser enfrentados através de um alinhamento com os demais municípios da região. 

“Do que adianta Dourados implementar o ‘lockdown’, por exemplo, se cidades vizinhas não tomarem medidas desta natureza”, comentou Mantovani, considerando que a cidade serve de referência nos atendimentos em saúde de maior complexidade. 

Dados da prefeitura apontam que nesta quarta-feira (24), dos 36 pacientes internados em UTIs públicas e privadas em Dourados, 13 são de outras cidades que fazem parte da macrorregião.

A ideia do poder executivo municipal é promover um diálogo e até mesmo uma uniformização de eventuais medidas de flexibilização e ou de ‘endurecimento’. 

Mantovani explica que seria montada uma espécie de classificação de situação epidêmica de cada município da macrorregião. Para cada contexto seriam aplicadas medidas específicas. 

Um ofício foi enviado pela prefeitura de Dourados, endereçado a cada uma das 33 cidades com as sugestões.