Dourados

Com 2.150 casos de covid-19, Dourados reduz horário do comércio

Para desestimular passeio de moradores da região, shopping center da cidade também vai fechar no domingo



Movimento de pessoas no centro de Dourados; de amanhã até o dia 2, lojas vão abrir das 11h às 18h15 (Foto: Helio de Freitas)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com 2.150 casos confirmados de covid-19, 13 mortes e 56 pacientes internados, sendo 36 em leitos de UTI, Dourados, a 233 km de Campo Grande, anunciou nesta quarta-feira (24) novas medidas para tentar frear a proliferação do novo coronavírus.

A partir de amanhã até o dia 2 de julho, o comércio de rua vai funcionar de segunda à sexta-feira de meio-dia até 18h15. Aos sábados, as lojas poderão abrir das 9h às 15h15.

As lojas do Shopping Avenida Center vão abrir de segunda a sábado das 11h às 19h e a praça de alimentação das 11 às 20h. No domingo, o único shopping da região não vai funcionar porque é o dia da semana de maior número de moradores de cidades vizinhas que vêm a passeio a Dourados.

Mercados, mercearias e atacados passam a funcionar de segunda a sábado das 7h30 às 20h e no domingo das 8h ao meio-dia. Bares, lanchonetes, pizzarias, conveniências e restaurantes vão poder funcionar de segunda a domingo das 11h às 20h. O toque de recolher continua das 20h às 5h. O serviço de delivery pode continuar funcionando mesmo após as 8h da noite.

As medidas foram anunciadas em transmissão ao vivo na página da prefeitura no Facebook pelo assessor especial da prefeitura Alexandre Mantovani, que representa a prefeita Délia Razuk (PTB) no Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19.

Mais uma vez, Mantovani descartou a possibilidade de fechamento total, o chamado lockdown, e disse que a medida só teria efeito se fosse adotada também pelos outros 33 municípios que fazem parte da macrorregião e dependem de serviços e de leitos hospitalares de Dourados.

Segundo o assessor da prefeitura, as medidas que passam a valer amanhã foram tomadas para que os trabalhadores do comércio não precisem se deslocar duas vezes de casa para o trabalho todos os dias, reduzindo a exposição deles ao vírus. “São medidas tomadas em conjunto com comerciantes e comerciários', afirmou.

Dourados é epicentro da covid-19 em Mato Grosso do Sul e responde por 34% de todos os casos registrados no Estado. Nas últimas 24 horas houve novo recorde de casos positivos com mais 186 infectados pelo vírus.

Segundo o comitê local, o município tem 968 casos por cem mil habitantes. Do total de casos, 1.808 são de moradores da cidade, 45 dos distritos e 129 da reserva indígena. São 994 infectados já considerados recuperados e 1.108 em isolamento domiciliar.

Entre leitos de enfermaria e UTI, são 56 pacientes com teste positivo para covid-19 internados. Dos 20 em leitos de enfermaria, oito são de cidades da região. Em UTI são 36 internados, sendo 13 moradores de cidades vizinhas.