Saúde

Em duas semanas, novo coronavírus se instala em mais 11 municípios do Estado

Hoje, Eldorado e Santa Rita do Pardo entraram no mapa de cidades com casos confirmados



Santa Rita do Pardo agora figura na lista de cidades infectadas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Rita do Pardo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em duas semanas, 11 novos municípios entraram no mapa de casos confirmados de novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. O número equivale a um avanço de 20,5% no alcance da covid-19, hoje presente em 82% do Estado.

No boletim desta quarta-feira (24), Eldorado e Santa Rita do Pardo foram tingidos de vermelho no mapa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), com duas ocorrências confirmadas na primeira e uma na segunda.

 

Além da dupla, Aquidauana, Bodoquena, Bandeirantes, Cassilândia, Laguna Carapã, Juti, Rochedo, Taquarussu e Terenos entraram na relação nestes últimos 14 dias.

No período, o vírus se propagou mais em Cassilândia, na região do Bolsão. Já são 11 casos desde o primeiro, notificado no dia 10 de junho.

'As taxas de isolamento dos municípios são muito baixas. As pessoas continuam fazendo aglomerações, fazendo churrascos, há relatos de rodas de tereré', pontuou a secretária-adjunta da SES, Christinne Maymone, em transmissão ao vivo, hoje.

É comum que municípios com número mínimo de casos confirmados deixem o mapa da SES após correções na base de dados. Por vezes, o paciente tem diagnóstico confirmado em uma cidade, mas vive em outra. O protocolo diz que o registro de casos deve ser feito por município de residência.

Ilesas - Por enquanto, 14 cidades sul-mato-grossenses seguem sem registro de casos de covid-19. Quase a metade fica na região de fronteira do Brasil com o Paraguai - Porto Murtinho, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Japorã e Sete Quedas.

Outros três ficam no Norte (Rio Negro, Figueirão e Pedro Gomes). No lado Sudoeste, Nioaque segue sem ocorrências confirmadas, mesmo caso de Dois Irmãos do Buriti e Jaraguari, na região de Campo Grande.

Inocência é a única do Bolsão que não identificou a chegada do novo coronavírus. Na descida do Rio Paraná, região Leste, só Anaurilândia se mantém ilesa.

Segundo dados da startup InLoco, três das cidades sem casos figuraram entre as cinco melhores taxas de isolamento social do Estado, ontem (23). Foram eles: Figueirão (52,3%), Coronel Sapucaia (50%) e Nioaque (46,3%).

Boletim - Conforme a SES, Mato Grosso do Sul acumula 6.201 casos confirmados de covid-19, a maior parte deles (51,7%) em fase ativa - ou seja, não estão curados. O Estado já conta 56 mortes pela doença.