Geral

MS supera os 6 mil infectados, 8 por hora, e dobra taxa de ocupação de UTIs

Hoje são 77 pessoas nas Unidades de Terapia Intensiva, de 173 internados no geral.



Profissionais em testagem de caminhoneiros na saída para São Paulo. (Foto: Henrique Kawaminami)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Os últimos 24 dias mostram avanço rumo ao pico da covid-19 em Mato Grosso do Sul. Em mais 24 horas de registros recordes, o estado teve 417 confirmações de coronavírus, somando 6.201 casos. São quase 5 mil contaminados só em junho.

No dia 1º, eram 1.568 confirmados, média de 2 pessoas por hora. Hoje, essa proporção é 4 vezes maior. Já são mais de 8 infectados a cada 60 minutos em Mato Grosso do Sul. Também em maio, morria um paciente a cada 2 dias, em média. Mas em junho o número inverteu e chegou a 2 óbitos por dia.

No boletim epidemiológico de terça-feira não havia entrado a 56ª morte que, conforme noticiado pelo Campo Grande News ontem, foi de um idoso de Ponta Porã, com insuficiência renal e AVC.

Já são 24 mortes na Macrorregião de Dourados e 9 em Campo Grande, os dois locais com mais óbitos no Estado. O número de pessoas em UTIs segue preocupante, são 77 nas Unidades de Terapia Intensiva, de 173 internados no geral.

A taxa de ocupação de UTIs mais que dobrou, de 14 % no início de junho, para 33% agora. Só em Campo Grande, são 38 pacientes em estado grave. A Capital continua crescendo na média de notificações diárias, com 108 contaminados em 24 horas, e 1446 casos no total.

Outro alerta importante é que os levantamentos oficiais mostram que os casos ativos, de pacientes internados ou em isolamento domiciliar, superou o de curados. São 3211 com sintomas e 2.934 recuperados.

'Dados dos últimos dias vão mexer uma pouco na cabeça da população e lembrar que só temos 3 remédios: isolamento, uso de máscaras e regras de higiene, que já foram tão amplamente divulgado', diz otimista o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

Hoje entraram no mapa da covid-19 outros dois municípios: Eldorado e Santa Rita do Pardo. A doença assim atinge 82% dos municípios.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 186 novos infectados em Dourados, 22 em Rio Brilhante, 13 em Corumbá, 9 em Sidrolândia, 9 em Três Lagoas, 8 em Ponta Porã, 7 em Chapadão do Sul, 7 em Mundo Novo, 5 em Nova Andradina e 4 em São Gabriel do Oeste.

Bonito, Caarapó, Itaporã, Ivinhema, Maracaju e Naviraí registraram 3 infectados cada. Deodápolis, Eldorado, Guia Lopes Da Laguna, Juti, Paranaíba e Sonora confirmaram 2 novos doentes.

Amambai, Bandeirantes, Costa Rica, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourado, Jateí, Santa Rita do Pardo e Taquarussu tiveram apenas uma nova confirmação.